Elaine Messias

Amor pela vida e paixão por aprender

Amor pela vida

Olhar curioso de quem tem sede por descobrir o novo, seja um livro, um lugar ou outro alguém. Com essa energia vibrante, Elaine Messias recebeu a Revista Celebrar no belíssimo e moderno Hectares Park & Resort, em Dourados (MS), e nos apresentou o espaço a partir de sua visão como uma das idealizadoras do empreendimento.

Cada espaço do empreendimento foi planejado para ter eficiência, excelência e, principalmente, despertar sensações. Muito do que os moradores e visitantes do condomínio de luxo tem a oportunidade de vivenciar é resultado de conversas e reflexões de Elaine e sua família. Elaine é sócia da São Bento Incorporadora e da Companhia dos Livros - Livraria. Ter uma vida com mais qualidade foi um dos objetivos que levou à concepção do Hectares.

“Um dos maiores valores do Hectares não é palpável; é a privacidade. Para nós, a privacidade é o nosso maior bem. Esse é um item imaterial e por isso colocamos a restrição de construção para que nenhuma casa possa ter dois andares, nem encostar nos muros. Tanto a privacidade visual, quanto a privacidade sonora são importantes e não têm preço”, destaca Elaine.

Outro ponto que a empresária gosta de destacar é que cada local foi desenvolvido com base em algum significado, o belo pelo acaso não ocorre por aqui. “Os detalhes estão distribuídos por todo o condomínio, são sutis e cheios de significado. A espiritualidade está representada aqui no nosso Espaço Ecumênico e, na frente, temos uma oliveira plantada. A oliveira, em diversas passagens e histórias religiosas, tem sua presença citada. É uma planta muito importante na fundação de diversas civilizações. Temos oliveiras em vários pontos do condomínio. Assim como as tamareiras, que também carregam um significado especial e estão plantadas na área das piscinas, como em um oásis e, no setor infantil, temos jabuticabeiras. Sem falar no lago, na água corrente, que transmite tranquilidade e é capaz de unir todos os elementos ao redor com sua fluidez”, acrescenta.

De um lado, as reflexões e desejos por mais qualidade de vida; do outro, profissionais de excelência e tecnologia de ponta, combinação que tornou os espaços do condomínio encantadores e funcionais. O esboço do Hectares começou a ser desenvolvido em 2012, em uma das viagens da família, mas o projeto só foi apresentado ao público em 2018.

“Não queríamos um espaço bonito, mas sem vida; queríamos que os moradores sentissem orgulho de receber seus convidados nos salões de festa e espaços como se fosse a casa deles. E também que tivesse o aconchego de casa”, explica Elaine.

A praticidade e funcionalidade começam na gestão do condomínio. Os moradores podem, a qualquer momento, reservar os salões de festa ou outros espaços, direto pelo aplicativo. Na decoração, esse quesito foi desenvolvido para ter equilíbrio entre o belo e o funcional. As áreas sociais mesclam o aconchego de sofás e lounges com locais para o preparo de alimentos e refeição, tudo integrado com sofisticação.

“O arquiteto, decorador, designer de interiores têm um know how pra te dizer o que você pode usar em cada espaço. Os materiais foram escolhidos para se adequarem aos locais e dialogarem entre si. As cadeiras e mesas da área externa são próprias para aquele lugar, foram preparadas para isso. Quem encontra esses tesouros, quem tem o mapa dessa mina é o profissional arquiteto ou designer de interiores. São esses profissionais que vão além do jogo da harmonização dos itens”, pontua.

Paixão por aprender

Quando questionada sobre quem é Elaine Messias, nossa personalidade da 28ª edição logo abre um sorriso e pergunta: “você vai querer essa resposta em quantos capítulos?" e cai na gargalhada. Com a difícil missão de se autodefinir, Elaine é sucinta, “sou sócia da São Bento Incorporadora e da Companhia dos Livros - Livraria. Antes de ser empresária, sou mãe do Vítor e da Bia, sogra da Gabi, avó da Betina, do Augusto e do Romeo, e esposa do Pineca. Todas essas são versões minhas, eu gosto muito de ser todas, gosto muito de estar nesses papéis ao mesmo tempo. É muito gratificante!”.

De natureza prática e curiosa, Elaine aprendeu, desde cedo, que seria por meio do conhecimento e trabalho duro que conseguiria ter qualidade de vida. Com formação acadêmica em Matemática e Direito, e experiência profissional e de vida que caberia facilmente em alguns capítulos, Elaine conta que, em cada empresa, desempenha uma função diferente. Enquanto na São Bento ela cumpre aquela função de questionadora, na Companhia do Livros ela ama fazer a conexão dos clientes com os livros. Como está sempre envolvida em uma de suas multiversões, quem não a conhece imagina que possa ser uma pessoa agitada, mas ela conta que ama estar em casa.

“As pessoas acham que sou muito agitada e aí, na hora em que eu converso e falo que faço bordado, que leio muito e gosto de astronomia e física, elas se surpreendem. Descobrir como a natureza e tudo mais funciona, é incrível. Também tenho o meu lado espiritual muito aflorado, sempre estou envolvida com alguma coisa para minha vida espiritual, religiosa. Sou uma pessoa tranquila, caseira, praticamente uma árvore, por mim sair de casa seria uma coisa muito eventual. Mas também, a partir do momento em que saio, gosto da festa, de estar no meio de pessoas.”, finaliza.

Pingue-Pongue

  • Uma referência: “Gilbert Keith Chesterton.”

  • Um lugar para recarregar as energias: “O lago do Hectares.”

  • Uma memória marcante pessoal: “Quando pude proporcionar que meus filhos estudassem fora.”

  • Uma memória marcante profissional: “Quando pedi exoneração do meu cargo concursado.”

  • Uma paixão: “Leitura.”

  • Uma música: “Sinfonia n.º 9, por Ludwig van Beethoven.”

  • Um livro: “’12 regras para vida’ de Jordan Peterson; ‘O homem eterno’, de G. K. Chesterton; ‘O grande divórcio’, de C. S. Lewis; e ‘O pequeno príncipe’, de Saint Exupéry.”

  • Um hobby: “Organizar álbuns de viagens com fotos e recordações de momentos importantes.”

  • Excelência para você é: “Causar uma emoção sem dizer nenhuma palavra.”

  • Sucesso para você é: “Ter o poder de escolher o que você quer fazer.”

  • Família para você é: “Família é tudo, é a existência da gente.”

  • Celebrar para você é: “Confraternizar com as pessoas que eu amo e que são importantes pra minha família!”

Anterior
Anterior

Juliana Saraiva

Próximo
Próximo

Benedito Abbud