Benedito Abbud

Natureza planejada para despertar sensações

As realizações profissionais de Benedito Abbud mudaram a forma como o mercado enxerga hoje a Arquitetura Paisagista. São mais de 48 anos de profissão e mais de seis mil projetos desenvolvidos por seu escritório. A beleza e a inovação de suas criações são referência na área, com projetos em todo o Brasil e no exterior também. 

Benedito é graduado, pós-graduado e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), instituição na qual atuou como professor. No período da docência, desenvolveu técnicas de ensino, que renderam o livro “Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística”, publicado em 2006. 

Em sua carreira possui vários prêmios, foi vencedor do Prêmio Greening em 2013 e participou fazendo projetos paisagísticos de 66 empreendimentos ganhadores do Prêmio Master Imobiliário.

Aos 72 anos de idade, Benedito continua semeando novos projetos e ideias. Algumas de suas produções recentes incluem a Cidade Matarazzo (SP), o Parque Jefferson Peres (AM), a nova cidade de Parauapebas (PA), a Vila Olímpica (RJ), que foi utilizada para alojamento dos atletas em 2016, Estádio Nacional de Brasília e as Praças Ayrton Senna (SP), AV. Paulista do Shopping Cidade São Paulo e Praça Victor Civita (SP). Em 2014, desenvolveu o projeto paisagístico para a Copa do Mundo e, em 2016, para as Olimpíadas. Aqui em Mato Grosso do Sul, suas criações podem ser encontradas no Hectares Park & Resort (Dourados/MS) e no Reserva Bothanica Real Estate (Maracaju/MS).

Mesmo com uma carreira extensa e fértil, Benê, como é conhecido, é daquelas pessoas que conversam com calma, cujo papo flui com a tranquilidade de velhas amizades; talvez seja esse o segredo para se manter tanto tempo produtivo com alta qualidade. A arquitetura paisagística não é só a área de atuação profissional de Benê, é também a sua essência. 

“A paixão que me move e que sempre me moveu é fazer o bem, encantar as pessoas. E o paisagismo é muito pródigo nesse encantamento. Quando estão em contato com a natureza, as pessoas voltam às suas raízes. A gente acabou se afastando muito da natureza no último século. Antigamente, o design biofílico não tinha importância, uma vez que você estava sempre próximo à natureza, as cidades eram menores. Hoje em dia, precisamos trazer a natureza de volta para as cidades e aí entra a arquitetura paisagística com o design biofílico", explica. 

Para o arquiteto, a natureza tem o poder de despertar o lado bom do ser humano por meio do contato com os elementos terra, ar, água e fogo. 

“A biofilia nos brinda com os sentidos; a natureza nos remete à paz. O design biofílico tem a ver também com as surpresas, com os percursos pela natureza, pelos espaços. E a surpresa gera beleza, é aquele ‘uau’ ao se deparar com uma linda paisagem. Muitas vezes você não sabe por que ficou encantado, mas sente o encantamento. Cabe a nós, como profissionais, termos o conhecimento para saber o que gera encantamento; afinal, eu sou um profissional que trabalha a beleza”, pontua. 

“Paisagismo não é só vegetação; é lazer também”, afirma o arquiteto. Benê faz questão de ressaltar, nos projetos assinados por seu escritório, as características de cada região. “Trabalhamos no Brasil inteiro; então, além de escolher uma vegetação adaptada à região, também precisamos pensar em como será o uso daquele local de lazer. Num projeto no norte do país, por exemplo, as pessoas usam a piscina à noite; então, é preciso pensar numa bela iluminação noturna do ambiente. A iluminação noturna da piscina já não é tão importante em projetos no sul do país, por conta do frio; mas, talvez, uma sauna ou até mesmo uma piscina aquecida. O segredo está em valorizar o que é importante para cada região, enfim ouvir o outro”, pontua. 

Depois de mudar o mercado da arquitetura paisagística no Brasil, Benê ainda não pretende parar. Antenado às mudanças, o arquiteto conta que ainda há muito a compartilhar e criar, mostrando a energia de um jovem profissional.

Conheça mais sobre o trabalho do escritório Benedito Abbud - Arquitetura Paisagística em www.beneditoabbud.com.br/ ou no Instagram @beneditoabbud. Acompanhe também o canal no Youtube de Benedito Abbud - Criando Paisagens.

Pingue-Pongue:

  • Uma viagem: “Uma segunda lua de mel com minha esposa; são 50 anos de casados este ano.”

  • Um lugar para recarregar as energias: “Qualquer lugar sob a vegetação.

  • Uma música: depende do momento e da celebração.”

  • Um momento especial: “Ter conseguido entrar na faculdade e ter podido executar todos os meus sonhos e anseios a partir desta primeira conquista.” 

  • Amor para você é: “Se entregar, acreditar.”

  • Fé para você é: “Acreditar nas pessoas, acreditar em mim, acreditar em Deus.”

  • Sucesso para você é: “A expectativa do que ainda será realizado.”

  • Celebrar para você é: “Realçar os momentos bons!”

Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Elaine Messias

Próximo
Próximo

Rogério Mota