Juliana Saraiva

A força de uma vida com leveza

Empresária com uma carreira consolidada, dona de uma rotina cheia de compromissos profissionais. Essa é Juliana Saraiva, arquiteta e especialista em design de interiores e, em breve, em design de luxo; mas existem mais versões dessa mulher empoderada que poucos conhecem.

Depois de um dia agitado, em que muitos teriam desmarcado a entrevista, Juliana permaneceu profissionalíssima e recebeu a equipe da Celebrar com uma força vibrante.

Reinventar

Quantas versões de nós existem? E quando essas versões aparecem? Juliana conta que, há dois anos, depois de muitos desafios pessoais, decidiu que viveria sua nova versão, levando uma vida mais leve, com mais alegria e sem tantas cobranças.

“É uma nova fase. Eu continuo sendo a Juliana mãe, que ao mesmo tempo continua sendo uma moleca que adora brincar, que adora dar risada. Amo a minha rotina de trabalho, adoro viajar, adoro incluir meus filhos em tudo. Continuo sendo muito família, incluo minha família em tudo que eu vou fazer, inclusive no trabalho. O que me torna forte é ter minha família por perto”, ressalta.

Juliana nasceu no interior do Paraná e, ainda pequena, mudou-se para Mato Grosso do Sul com a família. De origem humilde, sempre batalhou bastante para conquistar tudo que tem. Para pagar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, trabalhava com sua tia, que é fotógrafa. Logo após se formar, começou a trabalhar na loja Primeira Linha. Sua primeira pós-graduação foi em Design de Interiores, foi então que Juliana começou a conhecer o dom que já tinha.

De lá para cá, Juliana foi, a cada fase, dando vida à sua nova versão. Abriu seu escritório de Arquitetura que, em pouco tempo, cresceu, ampliou a prestação de serviços e aumentou a equipe. Atualmente o Escritório de Arquitetura Juliana Saraiva atende com projetos de arquitetura e interiores, acompanhamento e execução de obras em Mato Grosso do Sul, Brasil e no mundo afora.

“Depois da pandemia e de tudo que vivi na minha vida pessoal nesses últimos dois anos, sinto que estava num processo de sair do casulo. Tive muitos desafios e hoje eu me sinto uma borboleta pronta para novos voos”, pontua.

A gente é o que a gente quer!

“A gente é o que a gente quer!”, essa frase é o lema da vida da Juliana, como a empresária diz, “é a frase da Juliana versão moleca”. Com essa energia transformadora, a arquiteta conta que hoje sente que precisava ter vivido todos os desafios pelos quais passou para poder encontrar sua verdadeira versão. “Essa Juliana intensa de que todo mundo fala, e eu sou assim, estava esquecida. Eu não tinha mais coragem de fazer as coisas de que eu gostava. Eu estava ali, mas não por inteiro”, reflete.

Após a separação, Juliana lembra que o desafio principal foi ser mãe e empresária ao mesmo tempo. “No primeiro ano após a separação, viajava todos os finais de semana em que eu estava com as crianças. Isso foi muito importante pra mim, pois eu comecei a enxergar a Juliana, não a Juliana Arquiteta, a Juliana de verdade. Voltei pra minha essência!”, acrescenta.

Nesse retorno à essência, Juliana brinca que continua sendo a mesma profissional de sempre, que adora ter uma agenda cheia e cumprir todos os itens do dia, mas que não se estressa se algum imprevisto surge.

“Eu sou muito acelerada, gosto dessa minha rotina de resolver mil coisas ao mesmo tempo. Faço uma lista de tudo que tem que fazer e vou terminando. Me dá uma sensação de prazer saber que eu cumpri minha agenda, saber que eu fiz tudo que tinha que fazer, saber que não deixei nada pra depois, e que o que eu deixei pra depois está programado para fazer. Isso serve para a vida profissional e pessoal, porque pra mim uma coisa não se desconecta da outra. Se eu estou no Rio de Janeiro de férias com meus filhos, eu estou trabalhando. Isso é meu, é minha essência”, conclui.

Pingue-Pongue

  • Uma inspiração: “Minha mãe.”

  • Um lugar: “Minha casa.”

  • Uma memória marcante: “Nascimento de meus filhos.”

  • Uma paixão: “Ser mãe, a maternidade é apaixonante.”

  • Uma viagem inesquecível: “Grécia.”

  • Uma frase pessoal: “A gente é o que a gente quer!”

  • Uma frase profissional: “Tenha uma arquiteta para chamar de sua!”

  • Fé é: “Meu amuleto! Tudo que faço tem Deus à frente, sinto que ele me protege e me cuida em todas as ocasiões.”

  • Ser mulher é: “Incrível! É lindo e dolorido, mas ser mulher é algo surreal.”

  • Celebrar para você é: “Alegria, família e comemoração!”

Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Aurélio Rocha, movido pela vontade de aprender

Próximo
Próximo

Elaine Messias