Notícias sobre imunizações SBIM
SBIM chama a atenção neste material, sobre a importância da imunização de idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas, que tem seu sistema imunológico, com menor eficiência, podendo utilizar imunobiológicos mais específicos e que podem melhorar esta eficiência. Citamos como exemplo, a vacina contra a gripe de alta dose, também ofertada pela Immunitas vacinas, diferente da vacina padrão contra a gripe, esta vacina possui 4 vezes mais antígenos, e pode ser aplicada como dose única no período sazonal de incidência da doença.
SBIM e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) alerta que as DCNT (cardiovasculares, respiratórias, câncer e diabetes) são responsáveis por 74% das mortes no mundo e 52% dos óbitos no Brasil em 2022 (sendo 40,4% mortes prematuras).
Vacinação para Pacientes com Condições Crônicas: Pessoas com condições crônicas (incluindo HIV/Aids ou uso de medicamentos imunossupressores) são grupo de risco para infecções. A vacinação é fundamental para a saúde desses pacientes. A SBIm publica anualmente o Calendário de Vacinação de Pacientes Especiais com recomendações específicas. Este calendário pode ser consultado no site www.sbim.org