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TÉCNICAS DA GESTÃO EMOCIONAL: DOMINE SUAS EMOÇÕES E SEJA LÍDER DE SI MESMO


Se você tem uma alta inteligência emocional você é capaz de reconhecer o seu próprio estado emocional e o dos outros, e usar essa compreensão para se relacionar melhor com as pessoas. A capacidade de transformar relações ruins em saudáveis, ajuda também a obter sucesso no trabalho e a levar uma vida mais equilibrada. Para ter sucesso na inteligência emocional você deve reconhecer suas próprias emoções e como

elas afetam seus pensamentos e comportamento, conhecer seus pontos fortes e fracos, e ter autoconfiança.


Precisa ser capaz de controlar os sentimentos e comportamentos impulsivos, controlar seus sentimentos de maneira saudável, tomar a iniciativa, acompanhar, através de compromissos, e adaptar-se às novas circunstâncias. As técnicas de gestão emocional nos fornecem mecanismos adequados para canalizar a tensão, as pressões e o estresse do dia a dia, que reduzem completamente nosso potencial, bem como a calma e a criatividade. A gestão emocional é uma aprendizagem pessoal, portanto, temos que obter nosso conjunto de ferramentas personalizado: nem tudo o que serve para os outros servirá para nós e vice-versa.


1. Situações para evitar, situações para enfrentar: É claro que nem sempre podemos controlar tudo aquilo que acontece em nossas vidas. No entanto, há situações que estão sob nosso controle e que podemos evitar para melhorar o nosso bem-estar e nossa integridade pessoal.


Por exemplo, se sair de casa em cima da hora vai me fazer ir com mais pressa e chegar no trabalho de mau humor, vou tentar me levantar mais cedo para ir com calma. Da mesma forma, também há coisas e situações das quais não posso e nem devo fugir. Evitar, por exemplo, apresentar o meu trabalho em público ou fazer aquela viagem de avião só vai fazer com que uma ansiedade maior se acumule em mim. Há momentos em que é necessário enfrentar nossos medos para superá-los.


2. Dirija sua atenção para outro lugar: Meu colega de trabalho está fazendo mais contratos do que eu. Minha vizinha conseguiu perder peso antes que eu. Este trem está

indo muito rápido, com certeza vamos ter um acidente, os jornais só trazem más notícias, com certeza vai acontecer algo ruim. A única coisa que todos esses pensamentos conseguem fazer é colocar mais tensão, alimentar o medo, contribuir para a nossa baixa autoestima e nos fazer perder o controle da nossa realidade. Temos que aprender a mudar a forma como olhamos o ambiente imediato e sua complexidade para dirigir esse olhar para o nosso interior.


Assim que estivermos lá durante um tempo para prestar atenção em nós mesmos, cuidar de nós mesmos e nos ouvir, tudo voltará a ter equilíbrio. Esta é outra das técnicas de gestão emocional que devemos aprender a aplicar no dia a dia.


3. Melhore seu autocontrole situando seu foco no futuro imediato: Sabemos que a proposta de concentrar nossa atenção no aqui e agora, no presente, é muito atual. Bem, desta vez vamos propor algo diferente: pense no seu futuro imediato, pense no dia de amanhã, na próxima semana. Às vezes nosso presente está habitado pelo medo, pelo estresse e por aquela bola caótica onde a frustração vive.


A partir de hoje, pense no que você deseja do seu futuro mais próximo. “Eu quero me sentir bem, quero alcançar isso, quero que aquilo aconteça e quero me sentir mais válido, mais seguro de mim mesmo”. Se você definir metas fáceis, positivas e enriquecedoras no futuro imediato, encontrará uma maior motivação no presente. Faça

uso da reafirmação, lembre-se das suas virtudes e de seus sucessos do passado para situar todas as suas esperanças nesse futuro imediato.


Encontre sua via de escape, seu canal de expressão. Vamos, portanto, encontrar esses universos de expressão pessoal onde nos sintamos melhor, dediquemos tempo de qualidade e apliquemos várias dessas estratégias descritas aqui para investir em saúde e bem-estar.



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