Enviar a matéria pelo WhatsApp

Relacionamento interpessoal e ambiente de trabalho


Crédito imagem: Foto de fauxels no Pexels



“A amizade é um amor que nunca morre.” Mário Quintana


Falar em ambiente de trabalho, espaço corporativo, treinamento de equipes e relacionamento interpessoal parece remeter somente a postagens sobre assuntos de Recursos Humanos e afins. No entanto, não há como tratar o desenvolvimento de pessoas com foco no aspecto pessoal e profissional se não citarmos relacionamentos.

A SFT Imobiliária visa ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores – temos o objetivo de estabelecer vínculos que gerem aprendizado e crescimento. Com base nisso, escolhemos a frase de Mário Quintana em referência ao Dia do Amigo, em 20 de julho, para mostrar que o amor (o querer o bem) em uma amizade/parceria pode ser expresso por sinais de ajuda mútua – em momentos em que você não desiste de investir no desenvolvimento pessoal e profissional de alguém. Há quem diga que “estamos em uma empresa somente para trabalhar, e não para fazer amigos”. De certo modo, essa frase é direta demais. Certamente tem muita coisa nas entrelinhas, no entanto, é fato, em uma grande equipe nem sempre todos serão os melhores amigos. Porém, devemos ter em mente que desenvolver pessoas implica em saber o perfil de cada personalidade e tentar estabelecer acordos de respeito mútuo para que todos tenham voz e senso de pertencimento.


Sabemos que, inúmeras vezes, grandes empresas investem recursos em treinamentos, mas não conseguem que as suas equipes desenvolvam um engajamento genuíno e amizades autênticas porque geralmente os conflitos de interesse ganham mais cena que a parceria no trabalho. Para nós da SFT Imobiliária, ser equipe significa lutar juntos, pensar juntos, ter o direito de discordar, ter a vez de opinar e buscar com verdade a melhor solução para todos – isso talvez gere grandes amizades ou somente acordos de respeito e reconhecimento do valor do outro.


Na SFT Imobiliária, sempre focamos no senso de pertencimento de família, de pessoas com foco em objetivos comuns, mas com habilidades e inteligências diversas. Em um ambiente familiar normalmente existe proximidade e autenticidade – os mais próximos sabem de que madeira você é feito e em quais dias o campo está minado prestes a grandes explosões. Na equipe SFT, não somos uma reprodução em série de clones que vestem uma camisa com mesma logo e estamos programados para a perfeição nos relacionamentos – não mesmo! Em nossa realidade de trabalho, a nossa diversidade de ideias e ideais é percebida e considerada e ajustamos as falhas conforme cometemos erros. Somos profissionais que respeitam uns aos outros e queremos que a nossa empresa cresça na proporção de nosso crescimento e aprimoramento.


Ter senso de família não significa ausência de conflitos ou momentos de tensão e até mesmo de cobranças. A nossa maturidade normalmente fica à mostra com a forma como reagimos a ajustes e realinhamento de visão diante de desafios. Para desenvolver pessoas e mudar conceitos que travam alguns objetivos comuns, investimos tempo e longos momentos de reflexão sobre nossa atuação. Trabalhar com foco em desenvolvimento pessoal e profissional é nossa meta, mas isso em certos momentos desgasta – porém, temos esse objetivo e persistimos nele. Nem sempre uma família figura um comercial de margarina, às vezes, em um ambiente em que nos sentimos seguros somos livres para externalizar nossa pressão interna e pedir ajuda – e isso pode resultar em conflitos – os quais podem servir para treinarmos nossas habilidades de relacionamento interpessoal.


Na SFT Imobiliária, nossa equipe busca atender aos clientes com integridade e transparência para que o nosso maior destaque no mercado não seja somente o sucesso, mas, sim, o fato de que é possível trabalhar bem, crescer mesmo em meio à crise e agir com profissionalismo e ética sem abrir mão do respeito aos que batalham conosco e com aqueles que nos dão a honra de ser nossos clientes.



0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube