Enviar a matéria pelo WhatsApp

O que é e como funciona a Colorimetria na Moda?



Você já reparou que alguns tons de cores combinam mais com você enquanto outras cores, por mais lindas que sejam, não ficam tão bem? Isso acontece porque cada tom de pele tem cartelas de cores específicas que vão valorizar a sua beleza natural.


A cor pode ser considerada um dos pontos mais importantes na consultoria de imagem pessoal. Esse trabalho ajuda a definir o tom ideal para o cabelo, maquiagem e as cores das roupas e acessórios de cada pessoa. Valoriza a individualidade de cada um.


Você deve estar se perguntando "e como é feita essa divisão de cores?".


As misturas das cores primárias resultam nas secundárias e as cores terciárias são todas as cores de transição entre as cores primárias e secundárias. Por exemplo, entre as cores primárias azul e amarelo, a cor secundária da mistura destas duas cores é o verde. As cores terciárias destas 3 cores são os verdes azulados e azuis esverdeados, bem como os verdes amarelados e os amarelos esverdeados.


A moda faz belíssimas criações com esta infinita gama de possibilidades de combinações.


Mas como escolher as melhores criações para cada pessoa? É justamente essa pergunta que podemos te ajudar.



Para fazer suas combinações, as cartelas da colorimetria dividem as cores em tons de outono, inverno, primavera e verão. Esses grupos de cores tem sub variações divididas entre suave, intenso, profundo e puro.


E as combinações das cores com a imagem de uma pessoa, levam em consideração a temperatura do tom da pele, sua intensidade, o contraste deste tom e sua profundidade.


Os tons de pele podem ser definidos como quentes, frios ou neutros. Mesmo que o senso comum leve a gente a pensar que as peles claras são mais frias e as escuras mais quentes, essa ideia está completamente errada.


O teste de coloração feita por Consultores apresentam resultados mais precisos


No teste você vai aproximar essas roupas coloridas do seu rosto e analisar quais tons realçam o seu rosto, cabelos, olhos, e até mesmo quais cores destacam suas manchas e olheiras.


Os tons de pele quentes geralmente ficam acinzentados com roupas de cores mais frias. Ressaltando as olheiras e a deixando pálida. Já os tons de pele mais frios ficam amarelados ou esverdeados com roupas e acessórios de cores quentes.


Assim você mesmo pode fazer uma primeira avaliação da cor da sua pele e começar a escolher as cores de maquiagem, cabelo, roupas e acessórios com nossa orientação. As pessoas de pele quente ficam com uma pele mais bonita e iluminada apostando em tons mais quentes. As pessoas de pele fria, se destacam mais, ficam mais iluminadas e bonitas com os tons frios. E as pessoas de pele neutra conseguem ficar bem com roupas de todos os tons.


A ideia de fazer essa análise de coloração da pele e de combinação de cores é criar uma identidade pessoal marcante, aumentar a autoconfiança e destacar os pontos fortes de cada pessoa.


Mas atenção! Muitos cursos rápidos estão sendo feitos online e isso não capacita para a colorimetria. É um trabalho sutil e requer técnica, estudo e experiência.


Qual a sua estação? Vamos descobrir?

Agende seu horário!



Lisiê Irie é estilista e Consultora de Moda formada pela Universidade Anhembi Morumbi(SP), Marketing pelo Richmond College(Londres), Artes pelo Centro Pontevechio (Itália), Moda-Instituto Marangoni(Itália).


Profissionalmente atuou como empresas como Cavalera, Colcci e Cris Barros.


Atualmente faz vestidos de festas/noivas e consultoria de moda.


Contato(67)984648705.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube