O poder da leitura é transformador

Atualizado: há 16 horas




“Apenas 1% da população frequenta uma livraria, número preocupante para uma cidade universitária”, afirma Elaine Messias



A Companhia dos Livros possui hoje mais de 20 mil títulos e acredita que a literatura tem poder de transformar as pessoas. Há três anos as sócias, Elaine Messias e Angela Karling, planejam realizar o sonho de ampliar a livraria e, neste ano poderão proporcionar um ambiente planejado que incentive crianças, adolescentes e adultos à leitura.


Em entrevista exclusiva para a Revista Celebrar, Elaine comenta que ler quebra preconceitos e transforma vidas. “Temos várias histórias de pessoas que após o hábito da leitura perceberam que poderiam ver a vida de perspectivas diferentes”, afirma. A nova instalação terá cenários temáticos e ambientes de leitura, a expectativa das empresárias é chegar a 50 mil títulos.


O projeto do novo prédio da empresa apresenta características únicas, que só de ver já desperta uma experiência com as obras e autores presentes na Companhia dos Livros. “Queremos que você se encontre com seu livro e viva uma experiência literária fantástica”, ressalta Elaine.


Além disso, a livraria traz para Dourados, títulos que atendem a realidade local, pois para as empresárias a leitura é um agente terapêutico e que contribui com o desenvolvimento social. “Somos Biblioterapeutas, ou seja, quando atendemos nossos clientes, buscamos perceber e orientar os amantes da leitura para que sua escolha literária seja apta e condizente ao momento que ele está vivendo”, destaca Elaine sobre o atendimento da livraria.


Os benefícios da leitura para o cérebro vão além do presente. Estudos apontam que ler é uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. “A leitura é um exercício que evolui a mente, e as pessoas esquecem de mantê-la ativa, hoje, apenas 1% da população douradense frequenta uma livraria, número preocupante para uma cidade universitária”, alerta Elaine sobe a falta do hábito da leitura.


Na entrevista para a Celebrar, Elaine comenta emocionada que se pudesse descrever em uma frase tudo que a livraria está vivendo, ela usaria a frase do autor Neil Gaiman que diz: “Um livro é um sonho que seguramos nas mãos”. Em breve as empresárias estarão divulgando a data da reinauguração da Companhia dos Livros.


A REINAUGURAÇÃO


A boa notícia é que o novo prédio já está em obra e logo será possível conhecer a nova sede da Companhia dos Livros. Entre as novidades estão: ambientes personalizados, espaço para clube do livro e leitura, tudo isso projetado com imenso amor e dedicação para que você viva uma experiência inesquecível com a leitura e a história. “Queremos que se sinta em outro mundo ao entrar na livraria”, comenta Elaine emocionada.