Enviar a matéria pelo WhatsApp

“NOVO” MARCADOR DE RISCO PARA DOENÇA CARDIOVASCULAR


Calcificação Coronariana


A calcificação da artéria coronária (CAC) é um preditor de risco independente para desenvolvimento de placas de aterosclerose, ou seja, placas gorduras nas artérias. Esta destaca-se por conseguir prever e reclassificar o risco de eventos coronarianos, como infarto agudo do miocárdio e morte cardiovascular. Em contrapartida, caso não seja detectada é preditor de baixo risco de eventos em 10 anos.


A maioria das placas nos pacientes com idade entre 45 e 50 anos apresentam algum grau de calcificação. E esta quantificação é realizada através da aquisição de imagens por Tomografia Computadorizada, sem injeção de contraste iodado e baixa radiação. As imagens são realizadas sincronizadas com Eletrocardiograma (ECG).


Atualmente, a utilização da CAC por cardiologistas é um meio importante para estratificação de risco cardiovascular visando a instalação de medidas preventivas não farmacológicas para todos os pacientes. E de acordo com a diretriz do American College of Cardiology/ American Heart Association (AHA), 2018 as farmacológicas como a prescrição das classes de medicamentos: estatinas para os pacientes de risco intermediário.


No entanto, pacientes que já utilizam medicamentos redutores de colesterol, como estatinas e inibidor da PCSK9 a pesquisa de CAC não deve ser realizada.

Dessa forma, nem todos os pacientes são eleitos para realização da CAC. Uma vez que, outros fatores de risco clínicos, mais popularmente conhecidos, devam ser levados em consideração. Em sua consulta cardiológica de rotina, converse com seu médico e em uma avaliação clínica detalhada ele identificará quais os exames mais indicados para predizer o risco cardiovascular. Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia.  


0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube