Enviar a matéria pelo WhatsApp

Entusiasmo, integridade e o poder da comunicação




“Pessoas que acreditam que a liderança é leal a elas têm muito mais probabilidade de

mostrar a sua própria lealdade quando isso se faz necessário.” Wang


As lideranças em empresas têm um grande desafio: é importante que os colaboradores confiem em sua gerência, em sua liderança e em suas equipes. Fora esse desafio, há muitas mudanças que têm impactado o mercado de trabalho – incluindo a tendência da holocracia – ausência de chefes – os colaboradores são responsáveis por tomadas de decisão.

Há sempre grandes e pequenas empresas que enfrentam algum tipo de impasse em suas equipes. Seja com base em uma gestão com gerentes, com líderes, ou em um ambiente de trabalho que adote a holocracia, possivelmente, algo não vai mudar: o poder da comunicação. Em qualquer circunstância em que pessoas tenham tarefas e atividades em comum é muito importante investir tempo para desenvolver a equipe em

relação à forma como a comunicação acontece.


Desde que o mundo é mundo, a comunicação tem sido essencial para grupos de pessoas. As organizações brasileiras têm enfrentado mudanças e, de acordo com uma conceituada revista brasileira, nos próximos três anos, provavelmente, teremos grande parte da geração Z, nascidos nos anos 90, no mercado de trabalho. Cada geração conduz responsabilidades conforme a sua visão de mundo, por isso, mudanças são necessárias, mas é importante manter o foco em uma boa comunicação entre as equipes e entre colaboradores e seus líderes.


Para que a comunicação seja efetiva, é válido pensar em como está a promoção do senso de confiança e lealdade nos colaboradores. Para a SFT Imobiliária, os resultados são importantes, são relevantes, mas a integração e conexão da equipe faz parte da qualidade de vida no trabalho e de nosso objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional.


Certamente os resultados são necessários, mas promover o senso de confiança e lealdade nos colaboradores faz todo a diferença para investir tempo em uma comunicação eficaz. É importante inspirar as equipes de trabalho a terem uma melhor comunicação e a vencer grandes desafios para obter conquistas pessoais e profissionais.


Ouvir e compartilhar ideias com equipes cheias de inspiração e competência favorece que o trabalho flua para bons resultados – uma liderança apaixonada pelo seu trabalho – vê muito além de objetivos propostos – e contagia pessoas com a sua força e clareza de ideias.


A visão, missão e valores da SFT Imobiliária – Ser, Fazer e Ter – representam um dos primeiros assuntos abordados para novos colaboradores ou mesmo para os corretores especialistas em treinamentos. Uma equipe coesa requer que o grande sonho seja compartilhado e vivenciado a cada experiência.


Com base nisso, estes são pontos essenciais considerados por equipes bem integradas:


Entusiasmo sincero: para que os colaboradores possam entender e vivenciar esse item, a visão, missão e valores da empresa têm de ser autênticos. Pessoas entusiasmadas não sabem disfarçar quando estão desmotivadas. Quanto mais a visão, missão e valores forem respeitados, mais os colaboradores terão a confiança e lealdade para continuarem fazendo um bom trabalho - e vão demonstrar entusiasmo sincero.


Poder de comunicação: Toda habilidade necessita de oportunidade para se desenvolver. Uma equipe tem de trabalhar a comunicação. Quando não há troca de ideias ou de informações, a comunicação pode ser afetada e isso tende a prejudicar o relacionamento entre a equipe e impactar nos resultados. Normalmente a comunicação é associada ao falar, mas uma comunicação eficiente também tem pessoas que ouvem. Um bom comunicador geralmente tende a ser uma pessoa que fala e ouve bem. Investir no desenvolvimento de uma comunicação eficiente pode favorecer a conexão das equipes de trabalho.


Integridade: Agir de forma correta em qualquer circunstância e priorizar a integridade, a inteireza de propósito, em vez de focar somente em tarefas cumpridas faz toda a diferença nesse quesito. Ser íntegro implica em não ser medíocre. O termo medíocre se refere a algo não inteiro, mediocridade remete a algo mediano, que não está completo. Ser íntegro significa totalidade, inteireza. Um bom líder, um bom gerente e um bom membro de qualquer equipe vai buscar agir com integridade. Uma boa liderança é aquela que se mantém agindo corretamente mesmo que isso custe um pouco mais de trabalho e empenho em algo que teria uma solução aparentemente imediata.


Na SFT Imobiliária, todos buscamos agir com integridade em cada decisão. Fazer parte da equipe SFT significa tomar a decisão de agir com integridade mesmo que isso não seja bom para o projeto no momento ou postergue um bom resultado em algum momento.


A integridade no procedimento com a equipe e com os clientes faz parte de conceitos que analisamos em treinamento – além disso, fazemos questão de vivenciar tudo que a SFT Imobiliária representa. Nosso aprendizado não pode ser somente técnico, pois cada conceito que define a SFT Imobiliária e suas equipes têm de ser experimentados em situações práticas em nossa rotina de trabalho. Uma equipe em qualquer esfera pode melhorar muito a sua atuação se a comunicação for potencializada. Tenha uma excelente semana!




9 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube