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DICAS PARA MANTER A SAÚDE MENTAL EM DIA


Na atualidade, muitas pessoas acreditam que a sua saúde mental está em risco. Isso porque encontramos muitos empecilhos e desafios em nosso cotidiano, os quais nem sempre conseguimos resolver facilmente.  A carga de trabalho e as expectativas profissionais podem pesar sobre nossos ombros.


Quando foi a última vez que você se permitiu ficar em paz, sem se preocupar com o trabalho, problemas familiares ou de relacionamento, e seus afazeres para o dia seguinte? Por acaso, você já parou, respirou e refletiu sobre como anda sua saúde mental? Embora a percepção geral tenha melhorado por conta da popularização de temas como saúde emocional, síndrome de burnout, distúrbios psicológicos, entre outros; as pessoas ou estão ligadas demais às suas obrigações ou não acreditam na seriedade dos transtornos mentais. Somos ensinados a sempre persistir, nunca olhar para trás, permanecer fortes diante de desafios. Parece que somente para sobreviver precisamos ser fortalezas impenetráveis. Porém, ainda não somos ensinados a desacelerar.


Como devemos resolver nossos problemas? De que maneira devemos nos comportar no trabalho ou diante de grandes expectativas? Primeiramente, você não precisa fugir de todos os seus compromissos e obrigações. Para cuidar de nossa saúde mental, precisamos compreender que não há nada de errado em voltar o olhar para si mesmo de vez em quando. Nossas mentes e corpos são ferramentas vitais para o nosso funcionamento. Então, é natural cuidar deles para termos uma vida  feliz  e com mais qualidade.


Reflita sobre a sua vida atual


Você tem um sonho e faz de tudo para realizá-lo. Todos os dias, você se esforça, faz sacrifícios e procura ser a melhor pessoa possível para aproveitar aquele sonho.


Por estar muito focado, você não se dá muito bem com frustrações. Você se culpa quando algo dá errado, pois irá tornar a sua jornada mais lenta. Mesmo doente e cansado, você continua firme. Preservação é uma virtude extraordinária. Quem a domina é capaz de fazer grandes mudanças em sua vida e na dos outros.


Porém, você já parou para pensar que, talvez, não queira realmente aquele sonho?


Muitos dos conflitos das pessoas estão associados a viver uma falsa vida ou deixar a qualidade do seu presente de lado para perseguir o futuro. Quem sabe você não está perseguindo um ideal que, na verdade, não é seu? Sempre que possível, reflita sobre sua vida. Questione se você está feliz ou se acredita que a felicidade está em outro lugar. Essa auto percepção irá ajudá-lo a tomar decisões que condizem com seus verdadeiros interesses.


Pratique exercícios com frequência


A prática de exercícios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade a dopamina em nosso corpo. Além disso, atividades físicas também podem agir como pequenos períodos de refúgio de nossa vida caótica. Quando nos exercitamos, nos focamos em nossos movimentos e respiração. Ou acabamos fazendo o movimento errado. Não sobra tempo para pensar nos problemas do dia a dia.


Consulte um psicólogo


Em meio ao turbilhão de obrigações, o psicólogo pode nos ajudar a organizar nossas vidas e administrar nossas emoções. Com o acompanhamento psicológico, descobrimos detalhes sobre nossa personalidade e porque somos do jeito que somos. Dessa forma, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor-próprio, entre muitos outros benefícios para a saúde emocional. Assim que você perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas

para o seu desconforto. Não hesite, pois é mais fácil fazer um tratamento eficaz logo no

início.



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