Enviar a matéria pelo WhatsApp

COMO USAR A INTELIGÊNCIA DIANTE DO MEDO NA ATUALIDADE


O medo é uma das emoções que existe no organismo humano, geralmente quando o indivíduo se vê diante de uma ameaça à vida, e que o impele de lutar para viver, para sobreviver. Daí ocorre várias respostas fisiológicas e começa a existir reações comportamentais de proteção àquela situação, ele não é totalmente ruim. Porque todas

as emoções são nobres, fazem parte do organismo e da vida do ser humano. Dependendo de cada indivíduo, pode levar ao stress, ansiedade, depressão e outros distúrbios psíquicos.


É difícil saber com precisão o comportamento que vamos ter diante de uma ameaça, até passar por ele. A situação vivenciada atualmente, muitas vezes pioneira para muitos, requer de todos um cuidado solidário, para evitar adoecimento da população. Todos estão envolvidos em maior ou menor grau de responsabilidade, é como se fosse um efeito dominó. Um depende da ação do outro.


Nesta situação atual que estamos vivenciando, onde existe uma ameaça interferindo no nosso presente e futuro, provocando uma mudança instantânea e momentânea, e que em curto e longo prazo vai fazendo parte dos conteúdos da nossa vida. Invadindo os lares, interferindo no trabalho, nas amizades, nos relacionamentos, no lazer, nos ambientes de consumo e no convívio social em geral. É necessário cuidar das emoções. Estudos apontam que as pessoas que valorizam mais as emoções, evitando o stress, a ansiedade, o pânico, facilitam a cura de doenças, porque têm a imunidade mais fortalecida.


É necessário também observar os limites pessoais e individuais, nos momentos em que os fatos não acontecerem de acordo com o esperado. A frustração existe, para entender a ocorrência de erros e acertos, fazendo parte do aprendizado. Nem tudo se realiza como imaginamos, porque na vida há caminhos variados para escolher, persistir e buscar o novo. Não devemos desistir diante dos obstáculos. Faça como a água do rio, contorne-os e aprenda com eles. Os obstáculos têm sempre um objetivo, decifre-os e observe o que aprendeu. Desenvolva a resiliência, que é a capacidade de perseverar diante de um desafio, enfrentá-lo e sair fortalecido(a)!



0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube