Enviar a matéria pelo WhatsApp

COMO CUIDAR DE SUA SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE COVID-19


Estamos vivendo momentos difíceis com a pandemia e tudo isso deixa as pessoas em estado de constante preocupação e apreensão. Proteja sua saúde mental, não há motivos para pânico. Se obedecermos às autoridades e fazermos nossa parte, logo tudo vai melhorando aos poucos. Isso não quer dizer que tenhamos isolamento afetivo, manter esse suporte, esse sentimento de união é o que todos precisam.

Você pode ser afetivo mesmo sem abraçar, beijar ou apertar as mãos das pessoas, acolhendo com palavras de motivação, sorrisos, acenos, mas o importante é se fazer presente nesses momentos para aqueles que amamos, telefonando e passando mensagens para seus parentes e amigos, dando assim um suporte, que será um conforto tanto para você, quanto para as pessoas que os recebe. Neste momento difícil, coisas que estavam retidas em seu inconsciente vão aparecer e com o momento que se apresenta é uma forma de colocarmos o que recalcamos, isto é, conflitos que deixamos guardados bem lá no fundo da nossa alma, do nosso coração, e logo tudo isso venha à tona.

Estamos com medo do vírus, porém, ficar neurótico(a) com a situação não vai ajudar. Sabemos que o medo é inerente ao ser humano, é um medo saudável, é o que nos faz reagir com o objetivo de nos proteger frente às ameaças e perigos. Quem é ansioso pode ter esse medo maior, que passa a interpretar de outras formas, tendo um medo que leva ao pânico. Quem tem depressão, podemos ver que a pessoa vai ter mais tristeza, porque tem falta de expectativa positiva, sensação de incerteza frente ao que está acontecendo.

Procure sempre informações em fontes mais confiáveis, sites das secretarias da saúde, OMS e outros. Não repasse informações recebidas de redes sociais sem ter verificado se é verdade ou não. É hora de mostrar às pessoas que ser assertivo não é sinônimo de falta de carinho ou nem nada do tipo. Ser assertivo é uma forma de proteção, não tem nada a ver com você, tem a ver com vidas que você também está ajudando. A psicoterapia é um importante aliada neste momento.

Se perceber que sua ansiedade, medo e depressão estão aumentando, procure um psicólogo que vai lhe atender online, e, intencione um saldo positivo para sua vida!

Faça coisas que você gosta, leia livros interessantes, mude sua rotina diária, crie um roteiro de atividade para sua semana. Tente praticar atividades que você sinta bem ao fazer, reinvente sua rotina diária. Divirta-se junto aos seus filhos brincando em casa, assistindo vídeos e filmes que façam vocês rirem.


32 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube