Enviar a matéria pelo WhatsApp

COMER CHOCOLATE NOS DEIXA MAIS FELIZES?


Os benefícios de ingerir chocolate vão desde uma vida mais calma até um coração mais saudável. Alguns nutricionistas afirmam que comer chocolate amargo todo dia pode reduzir a pressão sanguínea e beneficiar o coração. Também dizem que pode evitar alguns tipos de câncer, derrames e até melhorar a memória.



Todos os benefícios do chocolate se devem aos antioxidantes encontrados no cacau. No entanto, pelo fato de o cacau ser amargo, frequentemente se adiciona leite e açúcar para fazer o chocolate, diluindo o conteúdo de antioxidantes. Porém, não se pode esquecer dos problemas causados pelo consumo de grandes quantidades de calorias e açúcar. Assim, o ideal é ingerir chocolate, amargo, escuro. O ideal seria o que tem 85% de cacau ou mais, que tem menos gordura e açúcar que o chocolate ao leite. O cacau tem pequenas quantidades de alguns estimulantes que são encontrados em várias drogas legais e ilegais.

Parece pouco provável que o chocolate realmente imite os efeitos das drogas, mas ele possui algumas substâncias químicas presentes em algumas drogas.

- O chocolate pode afetar o cérebro de uma forma parecida com o ópio, reduzindo a dor e produzindo prazer, apesar de ser bem mais fraco.

- O chocolate imita o efeito do amor, segundo alguns especialistas, pois contem a substância química feniletilamina, liberada nos primeiros meses de um relacionamento. A pessoa se sente excitada e nervosa, e o chocolate poderá funcionar como um antidepressivo.

- O chocolate tem pequenas quantidades de anandamida, conhecida como a ''molécula da felicidade'' Este neurotransmissor atinge as mesmas estruturas cerebrais acionadas pelo THC, o ingrediente ativo da maconha.

- O chocolate tem um grupo de alcaloides neuroativos conhecidos como tetrahidro-beta-carbolinas, que também podem ser encontrados na cerveja, vinho e outras bebidas. Essas substâncias elevam nossos níveis de dopamina e serotonina - têm, portanto, um efeito no humor. E podem explicar o poder viciante do chocolate.

- O cacau tem cafeína e é possível encontrar um pouco deste estimulante no chocolate. Quando mais amargo o chocolate, maior a quantidade de cafeína. Mas as quantidades de cafeína são mais baixas em todos os tipos de chocolate, incluindo o amargo, do que no café.

Acredita-se que os antioxidantes encontrados no cacau possam ter efeitos anti-inflamatórios, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Algumas pessoas também afirmam que o cacau protege contra o câncer e reduz o estresse.

Então, comer chocolate com moderação pode sim proporcionar muitas sensações maravilhosas para as pessoas que o consomem, e ainda cuidar da saúde.


35 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube