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BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE PEIXE PARA A SAÚDE


O peixe além de ser muito saboroso e nutritivo, faz muito bem para a saúde. Mesmo o Brasil sendo um país com mais de 8 mil quilômetros de praias e outros milhares de quilômetros de rios, o brasileiro consome apenas nove quilos de pescados por ano, de acordo com dados do Ministério da Pesca e da Aquicultura. Deveríamos aumentar o consumo de peixes, pois ele proporciona níveis baixos de colesterol ruim, aumento do colesterol bom, beneficiando diretamente a saúde do coração humano. * Benefícios do consumo de peixes: - Os peixes fornecem uma proteína de excelente valor biológico, de fácil digestão e, ao contrário das outras carnes, não são ricos em gorduras saturadas e possuem menos calorias, podendo auxiliar na perda de peso.

- Os peixes também são ricos em vitaminas, cálcio, ferro e selênio. São fontes de cálcio e vitamina D, auxiliando na saúde óssea e prevenindo a osteoporose.

- Possuem vitaminas do complexo B que fortalecem o sistema nervoso e ajudam no crescimento e bom estado da pele, unhas e visão. Para ter todos esses benefícios, não precisa ter um consumo muito elevado: basta uma porção de 100g, o equivalente a um filé pequeno, duas vezes por semana, de acordo com recomendações da American Heart Association.

- Os ácidos graxos ômega 3 reduzem a viscosidade do sangue, diminuindo as taxas de triglicérides e aumentando o colesterol bom. Podem auxiliar no controle da pressão arterial, do diabetes e de doenças degenerativas.

Abaixo há uma sugestão de receita de peixe que pode “despertar seu apetite”: FILÉ DE PEIXE AO MOLHO DE MARACUJÁ

INGREDIENTES - 1 kg de filé de peixe (pescada ou linguado) - Sal e pimenta - do - reino - Farinha de trigo - Manteiga para untar - 4 maracujás - 1/2 xícara de (chá) de creme de leite

MODO DE PREPARO 1. Tempere os filés com sal e pimenta - do - reino e passe-os na farinha.

2. Unte uma chapa ou frigideira com manteiga e doure os filés.

3. Para o molho, retire a polpa dos maracujás, reserve 3 colheres (sopa) da polpa com sementes e coloque o restante no liquidificador com 1/2 xícara de água.

4. Bata rapidamente, apenas para separar a polpa das sementes.

5. Coe, coloque em panelinha e leve ao fogo.

6. Tempere com uma pitada de sal.

7. Quando ferver, acrescente o creme de leite, mexa bem e retire do fogo.

8. Misture a polpa com as sementes que ficou reservada e sirva junto com os filés.


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