Enviar a matéria pelo WhatsApp

AJUDA EMOCIONAL PARA SUPERAR PROBLEMAS DE RELAÇÃO INTERPESSOAL

Atualizado: Abr 9


Problemas de interação pessoal podem envolver desde timidez, e dificuldade de se expressar, até transtornos alimentares, transtornos de ansiedade e depressão. Sentimentos de inadequação ou rejeição podem estar envolvidos na dificuldade de se relacionar com outras pessoas.

O transtorno de ansiedade social (TAS), por exemplo, apresenta como característica marcante um padrão de comportamento evitativo de situações sociais ocasionando prejuízos na vida profissional, acadêmica e social do indivíduo. O TAS tem como característica o medo excessivo, persistente e irracional de uma ou mais situações nas quais a pessoa é exposta à possível avaliação por parte de outros (por exemplo, comer, escrever, falar em público, interagir com o sexo oposto), temendo comportar-se de maneira humilhante, embaraçosa e/ou a desaprovação ou rejeição por parte dos pares.

Problemas de relação interpessoal podem promover a solidão. A solidão tem sido associada à depressão na literatura especializada. Solidão não é sinônimo de estar sem outras pessoas por perto. Ela pode ser entendida como uma discrepância sobre a qualidade e/ou quantidade de relacionamentos interpessoais que uma pessoa deseja e os que ela possui. Estudos que investigaram a solidão indicaram sua relação com expectativas negativas sobre relações, antecipação de rejeições afetivas e pior resposta a estímulos negativos, aludindo a solidão como um processo evolucionista.

Relações entre a solidão e o isolamento social também foram observadas, mas a influência da solidão na depressão se mostrou mais marcada do que sobre o isolamento. Em geral, as questões emocionais estão no cerne dos problemas de relação interpessoal. Especialmente em transtornos como a distimia, uma forma de depressão crônica. A psicoterapia pode ajudar na superação de questões emocionais que impedem e/ou dificultam seus relacionamentos interpessoais. Não é vergonha buscar ajuda.


9 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube