Enviar a matéria pelo WhatsApp

ISOLAMENTO SOCIAL: O QUE É E COMO COMBATÊ-LO


Isolamento social é um comportamento complexo oriundo do íntimo do indivíduo que o perpetua. Somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes. Embora esse contato seja difícil para algumas pessoas, por inúmeras questões (timidez, ansiedade, depressão, fobia social), ele é necessário para a nossa saúde. Os relacionamentos interpessoais que cultivamos influenciam diretamente em nossa personalidade, opiniões e humor. Quando o isolamento ocorre, essa troca deixa de acontecer e a pessoa isolada se tranca em sua própria mente.

Geralmente, este comportamento se manifesta em dois cenários. O primeiro é no silêncio. Gradualmente, a pessoa vai deixando de frequentar os locais que antes considerava agradáveis e perde o contato com amigos e colegas. Ela apenas se dá conta de sua atitude quando alguém a aponta. O segundo é voluntário. A pessoa sente a necessidade de se afastar por inúmeros motivos. Por vontade própria, ela começa a se isolar de amigos e familiares.

Eventualmente, ela se acostuma com a solidão e consegue navegar neste novo modo de vida solitário. Mas ele não é o ideal. As motivações que levam uma pessoa ao isolamento são diversas. A dificuldade de se relacionar e formar amizades significativas são comumente os pretextos usados para justificar este comportamento. Para exemplificar, veja, abaixo, cenários possíveis de isolamento social. Estabelecer laços de amizades significa firmar acordos secretos de influência positiva recíproca. Como assim? Você ajuda o próximo e ele te ajuda em troca, mas tudo de forma espontânea, voluntária e sem cobranças.

A psicoterapia pode auxiliar tanto na procura pela origem do isolamento quanto ao longo da trajetória para superá-lo. O tratamento terapêutico ajuda a identificar o que é bom e o que é prejudicial em nossas vidas.


29 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube