Enviar a matéria pelo WhatsApp

ESTRESSE ACUMULADO GERA SOMATIZAÇÃO


Quando somos submetidos a uma nova situação, seja ela de natureza física ou psíquica, o nosso organismo responde através do estresse, como forma de nos adaptarmos a esta mudança. Apesar do estresse contribuir para nossa sobrevivência, já oferecem meios para que o nosso corpo fique em posição de alerta e se prepare para fugir ou enfrentar o perigo, nos dias de hoje ficamos excessivamente ansiosos e preocupados a todo momento.

E nossa vida atual é cheia de momentos de ansiedade devido aos desafios do trabalho, da vida familiar, da vida em sociedade, dos relacionamentos amorosos. Atualmente, o nosso corpo, ao tentar se adaptar aos constantes momentos de tensão e ansiedade, também libera descargas hormonais, que embora possam ser menos intensas, ocorrem com maior frequência. E haja saúde para tanta adaptação!

É exatamente devido a esses habituais estados ansiosos que surge a somatização. Se passarmos por uma situação estressante e logo conseguirmos nos livrar daquilo, o organismo se adapta e tudo volta ao normal. Mas se o estresse permanece por mais tempo, por não nos livramos do que o ocasionou, aí pode estar o problema. Não existe uma receita para que todos sigam e não se deixem adoecer em função das experiências vividas, mas posso deixar algumas dicas que poderão ajudá-los a pensar sobre o seu bem-estar.

  • Manter o equilíbrio emocional através do autoconhecimento;

  • Ser flexível e buscar novas formas de lidar com as dificuldades;

  • Respeitar seus limites, pois todos nós os temos;

  • Evitar agir por impulso, o que pode levar-nos ao arrependimento e culpa;

  • Não tentar resolver tudo sozinho, fale sobre seus sentimentos e dúvidas;

  • Faça exercícios físicos, mantenha uma boa alimentação e aproveite a vida.

Se nada disso for suficiente não se acanhe em buscar ajuda de um Psicólogo. Este é o profissional capacitado a lhe ajudar a encontrar seu bem-estar.


0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube