Enviar a matéria pelo WhatsApp

Sentimentos ruins: o que são, como lidar e como evita-los


Alimentar sentimentos ruins pode nos impedir de sentir de forma verdadeira e plena os momentos de felicidade, e o que buscamos em tudo, na verdade, é justamente isso: a felicidade. Cada indivíduo lida de uma maneira com seus sentimentos, inquietações, ansiedades e perspectivas.

Os que conseguem fazer isso de forma mais leve, certamente, alcançam melhor essa tal felicidade, ou pelo menos, chegam mais perto dela. Raiva, angústia, medo, rejeição, desprezo, constante insatisfação, ódio, vingança, sensação de inferioridade, inveja, prazer com a dor do outro. Todos esses sentimentos ruins se colocam como obstáculos em qualquer situação em que se busca a satisfação, seja ela na vida pessoal ou profissional. Os sentimentos ruins têm um poder destruidor e avassalador.

De que forma lidar com os sentimentos ruins? A forma com que cada um lida com os sentimentos, sejam eles bons ou ruins, é muito particular, cada pessoa tem o seu jeito de sentir e isso depende muito das bagagens que cada um já carrega. Cabe uma reflexão sobre o que se passa dentro de si e tentar reverter aquilo que não é bom.

Diante de um sentimento negativo, existem dois caminhos: alimentá-lo (e isso pode ser feito por meio de ações, gestos e pensamentos) ou tratá-lo, como se fosse uma doença mesmo.

A primeira opção só piora ainda mais as coisas. Ao alimentar e tentar justificar as más atitudes e pensamentos, só fortalecemos o monstro que nos impede de evoluir, construir e levar a vida de forma mais feliz. Para tratar, é preciso reconhecer que os sentimentos ruins nos rondam e para conseguir a libertação, é necessário fazer o exercício de se policiar, mudar a forma de pensar e enxergar as pessoas e situações. Ter um novo olhar. Isso, muitas vezes tem a ver com aceitação, tolerância e até mesmo perdão.

Não deixe os sentimentos ruins ocuparem um grande espaço em sua vida Todos nós, em algum momento de nossas vidas, passamos por momentos ruins. Esses momentos podem desencadear traumas, medos e aflições. Até mesmo situações entre familiares e amigos podem desencadear dores e raivas que se arrastam por algum tempo. Mas é importante tentar se libertar dessa carga pesada que os sentimentos negativos trazem e que acabam refletindo em diversas outras áreas da vida.

Conheça seus pontos fortes, perdoe-se se for o caso, tente buscar conexões saudáveis, que proporcionem ideias e momentos agradáveis.

Busque clareza, desafie os pensamentos negativos. Isso é fundamental. Saiba identificar o que te incomoda para poder adotar uma postura mais vigilante em relação aos pensamentos. Sempre que sentir que algo não vai bem, seja na sua vida pessoal ou no seu trabalho, procure refletir sobre o que você pode fazer para mudar ou amenizar.


0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube