Enviar a matéria pelo WhatsApp

Dependência emocional: por que acontece e quais os perigos?


Você só se sente feliz quando está perto das pessoas que ama? Você se ama verdadeiramente? Você consegue fazer escolhas e tomar decisões sozinho? Você precisa que as pessoas te elogiem e reconheçam suas qualidades para se sentir capaz? Quanto a sua felicidade e seu bem-estar dependem de outras pessoas?

A dependência emocional acontece quando um indivíduo projeta suas expectativas em outras pessoas, passando a depender do outro para se sentir feliz, capaz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado. No fundo, o dependente emocional sente muito medo de assumir a responsabilidade sobre sua própria vida, de tomar decisões erradas e de ser rejeitado.

Sintomas da dependência emocional: A dependência emocional se manifesta por meio de padrões de comportamento, e é importante conhecer os sintomas deste problema para saber identificar se você é dependente ou se convive com uma pessoa assim. Os sintomas mais comuns da dependência emocional são:

– Dificuldade para tomar decisões sozinho, mesmo as mais simples;

– Dificuldade de dizer não e discordar das pessoas, por medo de ser rejeitado;

– Hábito de se colocar sempre em segundo plano e fazer tudo pelos outros, com o objetivo de sempre manter a pessoa por perto e alimentar a dependência;

– Necessidade de estimular as outras pessoas em qualquer tipo de atividade ou ação, pois não conseguem ter motivação para realizar suas próprias coisas;

– Incapacidade de se sentir bem quando está sozinho;

– Ciúme exagerado e exigência de atenção exclusiva do parceiro;

– Falta de interesse por outras amizades ou relacionamentos;

– Incapacidade de planos pessoais que não envolvem a outra pessoa;

– Insegurança no relacionamento e hábito de ser possessivo e controlador;

– Incapacidade de reconhece seu valor, sempre dividindo o mérito de suas conquistas com outra pessoa.

Ter consciência do que causa este problema é o primeiro passo para se livrar da dependência emocional e superar essa necessidade de suprir o vazio com o amor do outro. Uma pessoa que é emocionalmente dependente sente muito medo de errar e ser rejeitada por seus erros. Por isso, ela não se sente capaz de tomar decisões ou fazer qualquer coisa sozinha. Este é um traço muito comum em pessoas que foram superprotegidas durante a infância e cresceram dependendo de outras pessoas. O excesso de cuidados acaba sendo projetado na vida adulta, e a tendência é que a pessoa dependa dos outros para reconhecer suas virtudes e para realizar suas tarefas.

Dicas para superar a dependência emocional:

Valorize-se Faça uma lista com suas maiores virtudes e habilidades, e veja quantos recursos você tem para realizar tudo o que deseja sem precisar de outras pessoas. Perceba que você pode se amar da mesma forma que consegue amar o outro.

Individualidade Faça uma lista com as coisas que você gosta de fazer sozinho, e as faça sempre que puder. Goste de estar na sua companhia, sinta que você é suficiente para sua felicidade e que as outras pessoas apenas lhe complementam.

Autocrítica Seja menos autocrítico e aprenda a lidar com seus erros, afinal todas as pessoas cometem erros e é justamente isso que nos torna humanos. Pare de buscar a perfeição e sempre dê seu melhor em vez de querer ser o melhor.

Aceitar a realidade de uma situação é a premissa para iniciar qualquer tratamento, seja para tratar transtornos psicológicos ou até doenças físicas. Quando você posterga a resolução de um problema a tendência é que esse problema cause ainda mais estragos, o sofrimento vai continuar, para ambos os lados. Como conseguir aceitar é que é a maior das questões, portanto se você se identifica com o tema abordado e não sabe qual caminho tomar, vou lhe dar uma dica: procure a orientação profissional, um psicólogo poderá te orientar através da psicoterapia.


8 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube