Enviar a matéria pelo WhatsApp

A importância da psicologia na terceira idade


A psicologia é das maiores virtudes para a velhice, pois essa é uma etapa do desenvolvimento humano que exige mudanças e adaptações que não podem ser simplesmente descartadas ou desconsideradas. Há necessariamente uma sequência de perdas durante a vida; por isso, é importante que os idosos tenham um lugar para falar sobre suas perdas significativas, sejam elas de origem familiar, profissional ou com relação à saúde. Essas perdas, uma vez enxergadas e ressignificadas, podem ser melhores aceitas, totalmente incorporadas e, ao invés de serem origem de sofrimentos, dores ou de doenças psicossomáticas, transformam-se em fatos da vida, em acúmulo de experiências, em fonte de resiliência, e por aí vai.

A busca pelo divã após os 60 anos cresceu entre os idosos. O movimento inédito revela uma geração que busca mudar sua vida na terceira idade. O “novo idoso” como os especialistas chamam que pertence a essa nova geração, quer conversar com alguém capaz de entender o significado do envelhecimento. Os pacientes têm dúvidas que nem a família nem os amigos podem responder. A sensação é de viver sozinho, embora cercado por outras pessoas. O idoso é amado e respeitado, mas muitas vezes não ouvido.

Uma forma de compreender o processo de envelhecimento é o de uma sequência de escolhas adaptativas às condições impostas pela realidade. De fato, o tempo vai impondo seus limites e cabe a nós aprender a tirar o melhor proveito da vida, principalmente no quesito aprendizado. Por fim, podemos nos tornar velhos mais limitados, mas completamente felizes dentro das limitações da vida.

Enfim, envelhecer bem depende de um equilíbrio favorável entre as perdas e os ganhos trazidos pelo envelhecimento. Afinal, é preciso compreender que cada fase da vida tem seus desafios e objetivos a serem cumpridos e isso não é diferente na velhice. Viva da maneira mais verdadeira e se vincule com quem você realmente é e assume a responsabilidade pelo seu bem-estar. Seguindo essa premissa, poderá viver com mais qualidade.


0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube