Enviar a matéria pelo WhatsApp

PROCRASTINAÇÃO: nem sempre é falta de força de vontade.


A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

Muita gente acredita que a procrastinação é apenas fruto da preguiça, da falta de vontade momentânea de realizar algo, mas nem sempre é assim. Vários motivos podem levar a procrastinação. Quando recebemos uma tarefa com um prazo longo para ser cumprido, nossa reação natural é prorroga-la para mais perto da data limite.

Outro caso comum que resulta na protelação são aquelas obrigações que exigem uma responsabilidade elevada para serem realizadas. Geralmente, ficamos aguardando uma ocasião ideal que nunca chega, para que tenhamos todas a s condições de desempenhar um bom papel.

A preguiça, vãos ser realistas, também gera muita procrastinação. Porem existem vários outros motivos que também podem levar a procrastinação:

  • Ansiedade: a pessoa tem muitas coisas para fazer, e quer fazer tudo de uma vez, porém acaba travando e não fazendo nada;

  • Falta de planejamento e organização: organize tudo o que precisa fazer, faça listas, elabore um passo a passo se necessário;

  • Cansaço: talvez você só esteja cansado mentalmente e fisicamente. Descanse, faça coisas que gosta. “A vezes é preciso desacelerar para pegar fôlego novamente.”

  • Auto cobrança: ter a necessidade de fazer tudo com perfeição, acaba nos travando. É necessário nos conhecermos bem para saber dos nossos pontos fortes mas também nossas limitações;

  • Medo de julgamento/ reprovação: o medo da avaliação externa também é paralisante. Trabalhar a autoestima pode ajudar;

Quando os procrastinadores se sentem mal, eles não se sentem mal não apenas com as coisas que estão adiando, mas sim porque lembram de todas as vezes em que procrastinaram no passado. Então isso alimenta de volta os sentimentos negativos, que contribuem para querer evitar a tarefa. Buscar a orientação profissional pode ser o primeiro passo para vencer essa barreira.


9 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube