Enviar a matéria pelo WhatsApp

Sou hipertenso! E agora?

Atualizado: Abr 9


A Hipertensão ou “pressão alta”, como é conhecida, é uma doença que ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias, pressão arterial maior ou igual a 140 x 90 mmHG e acomete de 15 a 30% da população adulta brasileira. Tem causas genéticas e/ou alimentares. Pode causar derrame, diminuição da visão, infarto e outras doenças cardíacas, renais e vasculares.

Para tratar essa doença, existe o tratamento medicamentoso com um cardiologista e o tratamento não-medicamentoso com um nutricionista e educador físico, que envolve mudança do estilo de vida, como redução do estresse, prática de atividade física, redução do controle de peso corpóreo, abandono do tabagismo, diminuição da bebida alcóolica, restrição do consumo de sal e maior ingestão de alimentos fonte de potássio e cálcio. Na maioria dos casos, não há sintomas. Porém, algumas pessoas apresentam dores de cabeça, cansaço e tontura. E...

Como deve ser a alimentação para o hipertenso? Evite carnes gordas, frangos com pele, leite e derivados integrais, frituras em geral, empanados, alimentos com alto teor de açúcar, como doces, balas, biscoitos e chocolates, margarina, alimentos multiprocessados, embutidos, conservas, enlatados e salgadinhos.

Reduza a quantidade de sal que você consome todos os dias. Inclusive, evitando alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos (mortadelas, linguiças e salsichas), temperos e sopas industrializadas, ketchup e molho de soja, quantidade recomendada 6g de sal/d. Aumente a quantidade de fibras da sua alimentação, ingerindo frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas;

Prefira alimentos ricos em potássio. Esse nutriente é encontrado em algumas frutas (como melão, mamão, tomate, laranja e banana), legumes e verduras, batata, vegetais verdes e leguminosas (como grão de bico, feijão e etc); Evite bebidas alcoólicas; Não passe muito tempo sem comer. Prefira frutas, sucos, iogurtes desnatados e cereais integrais.

E....PREFIRA: Prefira alimentos cozidos, assados ao forno ou grelhados; Escolha temperos naturais, como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, POIS os temperos industrializados têm alto teor de sal; Cozinhe carnes sem gordura e sem pele, seja qual for a sua preferida, bovina, ave ou peixe; Dê preferência a leite e iogurte desnatados e queijo branco sem sal.

Existe o sal dietético que pode substituir o sal, mas seu uso não pode ser indiscriminado, pois também contém sódio.

Não esqueça de ler os rótulos dos produtos!!! Alimentos com mais que 480 mg de sódio/porção são considerados de alto teor de sódio e devem ser evitados.


11 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube