Enviar a matéria pelo WhatsApp

Só treinar NÃO BASTA!

Atualizado: Abr 9


Para um bom crescimento muscular não adianta se matar nos treinos se a dieta não estiver bem adequada nos aspectos que envolvem qualidade e quantidade. Ao se realizar uma atividade física intensa, as fibras musculares se rompem e precisam ser regeneradas. É nesse processo que o músculo ganha mais células, aumentando, assim, a sua massa.

O cardápio deve ser específico para ganho de massa muscular! Potencial genético influencia? Sim, claro! Mas é a dieta que fará toda a diferença para o tão almejado resultado.

Um fator que também contribui para o ganho de massa é o descanso do treino e uma boa noite de sono.

A pergunta mais frequente que recebo é se o consumo de bebidas alcoólicas atrapalha nesse ganho. Sim, pois dependendo da quantidade de bebida consumida, desacelera drasticamente o processo de recuperação muscular depois do treino, além de desidratar o organismo. Lembrando que a hidratação deve ser calculada individualmente e realizada sempre durante o treino e no pós treino. Outra pergunta frequente é se a dieta deve ser hiperproteica, segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, a ingestão adequada de proteínas para atletas de força seria de 1,6 a 1,7 gramas por quilo de peso corporal por dia. Mas é muito individual esse cálculo, vai depender de “N” fatores.

Após a atividade física, o ideal é fazer uma refeição o quanto antes a fim de aproveitar bem o estímulo do treino para esse ganho de massa.

Se a pessoa treinar certinho e realizar o que foi recomendado, certamente ganhará massa muscular, mas velocidade desse ganho vai depender do seu potencial genético!

É necessário disciplina e orientação dos profissionais envolvidos.


A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube