Enviar a matéria pelo WhatsApp

Eu preciso de pré e pós treino?

Atualizado: Abr 9


Para garantir um bom desempenho e atingir seus objetivos, é necessário sim! Precisamos de um pré treino (energia) para realizar um exercício físico, e necessitamos de um pós treino para repor a energia dispensada durante o treino, garantindo que o organismo se recupere de maneira eficiente.

Quanto tempo antes devo realizar o meu pré treino? O ideal é entre 45 min à 1 hora antes do treino para você ter uma boa digestão, mas também é aceitável até 30 minutos antes, dependendo do alimento ou suplemento. Até uma hora antes, você poderá consumir carboidrato complexo, proteína e gordura, mas se for em curto tempo, opte por apenas carboidratos. Eles são fonte de energia de mais fácil digestão, oferecendo o aporte necessário no pré-treino, durante o treino, evitando a fadiga até o final.

Se optar por um suplemento, sugiro uma palatinose ou um sachê de carboidrato em gel. Se for alimento, prefira as frutas, banana é excelente! Lembre-se, a sua digestão tem que ser leve, sem desconfortos durante o treino, principalmente se estiver correndo ou pedalando na rua. A quantidade vai depender de cada um e da intensidade do treino.

Também gosto muito da cafeína, além de acelerar o metabolismo, dá um “ânimo” durante o treino, mas não é para todo mundo, e devemos tomar certos cuidados, com a dosagem.

E o o intra-treino? Interessante para treinos longos.

Já o pós treino, se faz necessário, para repor as fontes de energia que foram gastas, as proteínas ajudam a recuperar as fibras musculares, que normalmente são rompidas durante o treino e os carboidratos recompõem as reservas de glicogênio. Você pode escolher em fazer uma refeição sólida ou suplementar, vai depender da sua rotina, e principalmente das suas preferências.


A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube