Enviar a matéria pelo WhatsApp

Férias acabando... Hora de voltar a rotina!


Dormir tarde e não ter hora para acordar. Fazer festa do pijama na casa das amigas. Viajar para a serra e para a praia com a família, mas julho está terminando e é preciso se readaptar à rotina e sair, aos poucos, do clima de férias. O que não deve significar um peso na vida das crianças.

Nestes dias, a rotina de toda a família deve seguir a da adaptação da criança, o tempo de adaptação deve variar de acordo com a rotina da criança e da família. Uma alternativa para fazer com que o filho aceite ir para a cama cedo é ressaltar as vantagens que ele terá no retorno para o colégio. A escola não deve ser nunca um fardo para a criança, mas um ambiente humano, alegre em que a criança se sinta à vontade.

Se a mudança da rotina incluir uma nova escola, com novos colegas e professores, pode ser ainda mais difícil convencer os pequenos de que a volta às aulas é essencial. É preciso incentivar, deixar a criança sempre rodeada de pessoas da mesma idade, em atividades onde ela costume conhecer novos colegas. O apego aos antigos professores também é um obstáculo, que deve ser compreendido como um processo de luto e trabalhado a partir do diálogo.

Cada idade requer uma atenção diferenciada, mas os primeiros anos escolares são mais difíceis, pois não há a consciência de que estar na escola é uma etapa permanente.

Portanto, conversar com o pequeno a respeito dessa retomada das atividades é sempre a melhor estratégia. Reavivar a memória dele, com todas as coisas bacanas que está acostumado a fazer na escola: os jogos, as brincadeiras, os colegas e até as músicas cantadas na aula.

Crianças a partir dos 3 ou 4 anos, que já possuem vínculo com os colegas, podem ficar empolgados com a possibilidade de dividir suas experiências de férias com os amigos. Que tal marcar um encontro com dois ou três amigos mais próximos do seu filho nesta semana? Pode ser uma maneira de seu pequeno ficar ainda mais empolgado com o retorno à escola. Mesmo que você sinta saudade, encoraje seu filho, ressaltando todas as coisas legais que ele vai fazer e aprender. E lembre-se: ainda tem o final de semana para curtir seu pequeno em tempo integral!


0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube