Enviar a matéria pelo WhatsApp

O que você pensa de mesas marcadas em seu casamento?


Os casamentos fora do Brasil têm, na sua grande maioria, mesas marcadas na recepção. Lá é costume colocar casais com casais, solteiros com solteiros, crianças com crianças e idosos com idosos. Aqui no Brasil é uma prática menos usada e as pessoas ainda estranham um pouco.

Muitas noivas têm vontade de marcar as mesas por vários motivos, mas acabam não o fazendo pois têm medo dos convidados acharem ruim.

Pontos positivos e negativos Para que tudo transcorra bem, é importante dedicar um dia somente para planejar os lugares, tomando alguns cuidados. É preciso pensar bem no ciclo de amizades dos convidados, para colocá-los relativamente próximos.

Vantagens:

– Melhor aproveitamento do espaço: Com mesas marcadas, você aproveita ao máximo todas as cadeiras das mesas, sem precisar se preocupar com mesas a mais caso um casal que não conhece ninguém queira sentar sozinho. Lembre-se que uma mesinha que seja a mais vai gerar um gasto a mais: Mais um arranjo de flores, mais uma toalha, mais sousplats, mais guardanapos, mais menu… Sem contar que a imagem do salão com mesas quase vazias não é bonito.

–Melhor distribuição para evitar desconfortos: Com a marcação é possível colocar aquelas duas tias que não se falam separadas, ou colocar os idosos longe da pista de dança e mais perto do buffet. Também dá pra colocar casais que têm filhos todos juntos, para as crianças socializarem.

–Evitar aglomeração no momento de entrar no salão: As pessoas tendem a entrar correndo pra pegar a melhor mesa, e sair colocando bolsas, echarpes e casacos nas cadeiras pra guardar lugar. Marcando os lugares as pessoas vão entrar com mais calma, olhando mesa por mesa para achar seu numero.

–Evitar saia justa entre pessoas que não se conhecem: Os últimos a chegarem sempre saem procurando lugares vagos e acabam sentando com pessoas que não conhecem, muitas vezes longe dos amigos ou até mesmo de pessoas da família que também foram convidadas e foram em carros separados. Já ouvi falar de casos onde a pessoa senta com desconhecidos, sozinha, e NINGUÉM conversa com ela!

–Colocar as turmas todas juntas: Os padrinhos podem sentar com seus amigos, assim como a turma do colégio, da vizinhança e do trabalho.

–Evitar bagunça do layout: Alguma turma de amigos seus vai “montar” uma mesa com 15 cadeiras e deixar a mesa do lado com 1 única cadeira, pode apostar! Marcar os lugares também evita isso.

–Fotos mais rápidas:

Você quer tirar fotos com todo mundo da mesma turma junto? Fica muito mais fácil se todos já estiverem sentados juntos, ou pelo menos nas mesas próximas! Ou caso você queira tirar fotos posadas, chamar as pessoas por numero da mesa para se dirigirem ao local da foto posada é muito mais organizado!

Desvantagens:

–Pessoas insatisfeitas com a mesa: Sempre haverá alguém que não irá gostar da distribuição dos lugares, seja porque gostariam de sentar com outras pessoas, ou porque não concordam em ficar perto da porta, ou da cozinha e assim por diante

–Pessoas insatisfeitas com o lugar: A demarcação de mesas (se feita), deverá ser muito criteriosa, pois alguns convidados se sentem “desprivilegiados” com relação aos outros. Todo mundo quer sentar perto dos noivos, e as mesas no fundo do salão podem ser consideradas como ”lugares ruins”.

–Tempo disponibilizado: Os noivos vão precisar separar um tempo pra dividir todo mundo nos lugares, e fazer / comprar os marcadores das mesas, assim como um mural do lado externo para as pessoas verem onde vão se sentar antes de entrar. Esse mapa de mesas deve ser revisado logo depois do RSVP, a cada vez que alguém avisar que não vai ao casamento, ou sempre que alguém perguntar (e você consentir) se pode levar uma pessoa a mais com ela. Logo, se o casal tem pouco tempo para organizar a festa, o ideal é deixar que os convidados mesmos criem a sua distribuição na festa.

–Organização com a Decoração: É necessário combinar tudo direitinho com a pessoa responsável pela decoração, para colocar os marcadores nos lugares certos conforme o mapa que você desenhar. Também será necessário uma pessoa recepcionando todo mundo com a lista de lugares, ou disponibilizar um mural com o mapa das mesas e os nomes de todo mundo.

Algo que pode ajudar a decidir por marcar ou não, é pensar como você se sentiria se fosse a um casamento com lugar marcado. Com quem você gostaria de sentar? Como se sentiria se ficasse perto da pista de dança? E se ficasse longe dos noivos?

#matérias #capa

16 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube