Enviar a matéria pelo WhatsApp

Pensamentos Negativos

Atualizado: 9 de Abr de 2020


Quem nunca foi assombrado por um pensamento negativo? Seja porque você foi impactado por alguma notícia devastadora ou pelo fato de ter vivido uma experiência traumática ou difícil, o fato é que a maioria das pessoas já foi vítima de tais pensamentos.

Pensamentos negativos trazem muitas vezes autoconhecimento sobre nossas crenças, medos e insuficiências, então precisamos aprender a encará-los. Então, cuidar dos nossos pensamentos também deve ser um exercício permanente⠀ Existem vários motivos para os pensamentos negativos brotarem em nossa mente. Muitas vezes eles aparecem dependendo da fase de vida pela qual a pessoa está passando. O desemprego por exemplo, pode desencadear pensamentos negativos sobre a vida futura do indivíduo e sobre sua autoestima também. Pensamentos como “não sou capaz de fazer nada”, “nunca conseguirei um emprego” podem ser comuns na mente de quem está passando por esta situação.

O pensamento negativo pode estar vinculado também com a motivação que cada um tem para buscar melhores alternativas para sua qualidade de vida. É muito comum os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida. Outro fator que também pode ser um facilitador de pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem, mas cada tem o seu jeito de lidar com isso. Algumas pessoas têm baixa tolerância as estas frustrações e quando se sentem decepcionadas tendem generalizar os pensamentos negativos achando que “tudo está ruim”.

COMO DESENVOLVER PENSAMENTOS POSITIVOS?

Cada um tem os seus motivos específicos para buscar um modo de pensar positivo, ou pelo menos não tão negativo a ponto de lhe causar sofrimento. A própria palavra motivo já denuncia o que a pessoa precisa fazer para pensar positivo, achar uma motivação, algo que lhe dê prazer para assim fortalecer sua autoestima.

Um passo importante para pensarmos positivo poderia ser trabalhar os pensamentos negativos que estão influenciando a nossa vida. Um autoquestionamento acerca destes pensamentos pode ajudar a elaborar um melhor entendimento sobre eles próprios. Perguntas como: o que está acontecendo comigo/ na minha vida para eu ter tantos pensamentos negativos? podem ajudar na busca de soluções para a diminuição destes pensamentos, e consequentemente na substituição destes pensamentos por pensamentos mais positivos, ou pelo menos não tão negativos.

PENSAR NEGATIVO DEMAIS É SINAL DE PROBLEMAS EMOCIONAIS?

Pensar negativo em algum momento da vida pode ser normal, todos já passamos por isso. Porém o quanto estes pensamentos influenciam suas ações e lhe causam sofrimento é que precisam ser observados de forma mais cuidadosa. É importante procurar ajuda quando os pensamentos estão impedindo a pessoa de exercer atividades cotidianas.


18 visualizações0 comentário

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube