Enviar a matéria pelo WhatsApp

O mais inovador treinamento de memória operacional


A memória operacional, também conhecida como memória de trabalho, corresponde à capacidade do cérebro de assimilar informações à medida que realizamos determinadas tarefas. É devido à memória operacional que é possível lembrar o nome de alguém que encontramos na rua ou discar o número de telefone, por exemplo, já que é responsável por armazenar e organizar informações, sejam recentes ou antigas. Ela é fundamental para o processo de aprendizagem, compreensão da linguagem, raciocínio lógico e resolução de problemas, além de ser essencial para melhor desenvolvimento no trabalho e estudos.

Principais características A memória operacional não tem capacidade de assimilar todas as informações e, por isso, desenvolve estratégias para absorver o maior número de informações possíveis. Assim, as principais características da memória operacional são:

  • Possui capacidade limitada, ou seja, seleciona as informações mais importantes para a pessoa e ignora o que é irrelevante, o que recebe o nome de atenção seletiva Saiba mais sobre a atenção seletiva;

  • É ativa, ou seja, possui a capacidade de captar novas informações a cada momento;

  • Possui capacidade associativa e integrativa, em que novas informações podem ser correlacionadas com informações antigas.

A compreensão da sequência lógica de um filme só é possível devido a memória operacional, quando faz um cálculo e precisa manter todas as partes de um número na memória ou durante aulas, palestras ou uma reunião em que é preciso anotar pontos importantes do que é falado por exemplo. Este tipo de memória processa tanto as informações contidas na memória de curto prazo, que são armazenadas por pouco tempo, como as informações da memória de longo prazo que podem ficar armazenadas durante toda a vida.

Pessoas que apresentam distúrbios na memória operacional podem ter problemas relacionados com a aprendizagem como a dislexia, déficit de atenção, hiperatividade e problemas no desenvolvimento da linguagem. Saiba o que pode causar a perda da memória. Ela é essencial para o aprendizado e para muitas outras habilidades cruciais que envolvem um bom desenvolvimento acadêmico, no trabalho e também atividades do nosso dia a dia, como:

Controle de atenção: Ao ler um livro, é preciso lembrar do que já leu para entender o que ainda está lendo. Foco: Quando precisa focar em uma tarefa ou algo que não é exatamente do seu interesse. Lembrar Instruções: Quando precisa lembrar de instruções como receitas ou caminhos enquanto executa a ação. Concentração: Quando precisa se concentrar sem se distrair com estímulos irrelevantes (como barulho da TV ou de carros na rua). Organizar Informações: Quando aprende um novo conteúdo e tem que integrar as novas informações ao conhecimento anterior.

Como melhorar a memória operacional

A memória operacional pode ser estimulada por meio de exercícios cognitivos, como o COGMED. Esse exercício melhora o desempenho da memória, além de recuperar a atenção e concentração para realizar as tarefas do dia a dia. Presente em mais de vinte países, o Cogmed agora também é aplicado no Brasil. Com ele qualquer pessoa pode treinar e desenvolver a sua memória operacional, por meio de exercícios cognitivos em apenas 5 semanas de treinamento.

É um método simples e com um alto índice de efetividade: 80% das pessoas que fizeram o Cogmed tiveram alterações sensíveis em sua capacidade de concentração, foco, controle dos impulsos e diminuição do déficit de atenção. O Cogmed foi desenvolvido por neurocientistas renomados e tem eficiência comprovada. Seu histórico apresenta resultados positivos e divulgados em importantes publicações cientificas.

Nível de dificuldade ajustado de maneira pessoal

Para estar sempre em desafio, o nível de dificuldade do treinamento é ajustado com base no desempenho do usuário, em tempo real. Dessa forma o usuário sempre estará treinando com o máximo de sua capacidade, estimulando o desenvolvimento de sua memória operacional.

O treinamento será calibrado de acordo com o desenvolvimento individual de cada usuário, dessa forma qualquer pessoa será desafiada, tanto uma criança, quanto um jovem adulto prestando um vestibular ou concurso poderão sentir os benefícios.

Apoio e acompanhamento pessoal

Para ter efeitos de fato significativos, o treinamento precisa ser executado de maneira correta. Por esse motivo o papel do tutor capacitado é indispensável nesse processo, ele garante que o usuário tenha o perfil adequado para o treinamento, além de orientar, dar suporte, auxiliar na motivação e acompanhar o desenvolvimento do treinamento.

A melhora da memória de trabalho se “estende” para o comportamento Quando você melhora a sua capacidade de memória de trabalho, a mudança se estende para o seu comportamento. Em outras palavras, a mudança é traduzida para outras coisas além somente da memória de trabalho. A descoberta das pesquisas é que através da formação de uma função cognitiva bem definida cria-se um efeito cascata de melhorias. Você será mais capaz de prestar atenção, resistir distrações, se autogerir e aprender.


15 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube