Enviar a matéria pelo WhatsApp

Sua empresa tem planejamento estratégico, tático ou operacional?


Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como alcançá-la, é reconhecer sua situação atual e definir aonde quer chegar. Prevê mudanças que ajudam na diferenciação do negócio. Funciona como um GPS, você decide o caminho e constrói a rota que vai usar para chegar lá, não dá para planejar uma rota sem saber aonde ir, mas também não dá para ir sem planejar uma rota.

Existem três níveis de planejamento em empresas: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.

O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa (empresários, Gerentes, Diretores), que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal mais longo. É voltado para a organização como um todo.

O Planejamento tático é um plano com foco no médio prazo e com um pouco mais de detalhes, normalmente é voltado às áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento dos meios para atingir os objetivos e metas estratégicas.

O planejamento operacional está diretamente ligado com a área de execução de um determinado plano de ação. Geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a empresa possa alcançar os objetivos globais.

Muitas empresas atuam constantemente no planejamento operacional, determinando ações do dia a dia para atingir um resultado de produção ou venda, mas essas ações não estão conectadas a algo maior e estratégico.

Dicas para construir um planejamento estratégico:

1. Defina os valores, a visão, missão e competências da empresa;

2. Analise o ambiente externo, oportunidades e ameaças da empresa;

3. Analise o ambiente interno, forças e fraquezas da empresa;

4. Defina objetivos e metas;

5. Formule e Implemente estratégias, o plano para alcançar as metas e

objetivos definidos previamente, considerando os recursos disponíveis.

6. Obtenha feedback e mensure os resultados do plano para analisar necessidade de ajustes.

#matériascapa #capa

12 visualizações0 comentário

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube