Enviar a matéria pelo WhatsApp

Tudo que você precisa saber sobre o teste de coloração pessoal


*Para que serve?

O teste de coloração pessoal é feito com o objetivo de sabermos quais são as cores que combinam melhor com o seu tom de pele (incluindo cabelos, olhos e sobrancelha). Uma vez que a sua gama de cores é descoberta, fica mais fácil completar o restante das etapas do processo de consultoria de imagem.

*Como é feito?

Através de um kit com jogos de tecidos diferentes, que são passados próximo ao rosto, com luz natural de frente para a cliente. Primeiro passamos os tecidos para determinar o contraste da pele (alto, médio ou baixo). Em seguida, vamos analisar as dimensões da pele através da temperatura (cores quentes e frias), da intensidade (tons intensos ou suaves) e da profundidade (cores claras ou escuras). Depois vamos analisar se a temperatura da pele é o fator determinante para a descoberta da sua cartela de cores. Sua pele pode ser quente, neutra (assim a temperatura não será sua característica principal) ou fria. Sabendo quais são as dimensões da pele da cliente, poderemos excluir algumas estações e passar os jogos de tecidos que melhor se aplicam às suas características.

*Quantas cartelas existem?

De acordo com o método sazonal expandido, que é o usado pela Allure, temos 12 possibilidades:

- verão claro - verão suave - verão puro - primavera clara - primavera intensa - primavera pura - outono suave - outono escuro - outono puro - inverno intenso - inverno escuro - inverno puro

*Sou obrigada a usar sempre as cores da minha cartela?

Não. A sua cartela de cores existe para que você saiba quais são os tons que combinam melhor com o seu tom de pele. Ela serve como um norte para futuras compras, para um descarte eficiente de peças do seu armário e também para que você aproveite os efeitos positivos que as cores exercem quando colocadas perto do rosto. Mas é claro que você não precisa se prender à cartela em todos os momentos da sua vida. Quando você decidir usar uma cor que não esteja na sua cartela, poderá valer-se de acessórios para compensar os efeitos negativos que estes tons podem exercer, ou mesmo de uma maquiagem mais caprichada.

*Essas cores devem ser usadas em todas as peças do look?

Não. Sua cartela de cores vale para as roupas e acessórios que são colocadas apenas

na parte de cima do corpo e também para tons de maquiagem.

*Uma cor que eu amo não está na minha cartela. E agora?

Não precisa se preocupar. A cartela não precisa ser seguida sempre. Por exemplo, mais da metade dos resultados não engloba o preto, que é uma das cores-curinga do armário. Mas não é porque a sua cartela não tem preto que você nunca mais vai poder usar um vestido ou uma blusa neste tom. Ainda usando o preto como exemplo, você pode fazer o seguinte: primeiro, veja quais são as cores que mais se aproximam deste tom em sua cartela – pode ser um azul-marinho, um verde muito escuro ou mesmo um tom de café – e passe a usá-las com maior frequência, deixando o preto para a parte de baixo do corpo. A outra dica é compensar o efeito negativo do preto em sua pele com acessórios que fazem parte da sua cartela (lenços e colares, por exemplo) ou com a maquiagem um pouco mais elaboradas nos tons que são indicados em sua cartela.

*Quais são os efeitos positivos e negativos das cores?

Muitas pessoas não se atentam aos efeitos que uma cor exerce sobre o rosto. Faça um pequeno teste em casa com as peças que você possui no armário. Em um ambiente com bastante luz natural, vá colocando diversas roupas com características diferentes (muito estampadas, cores neutras, tons brilhantes, estampas delicadas, cores claras, escuras etc.) e perceba as mudanças sutis que acontecem em seu rosto. As cores que exercem influência positiva no seu rosto irão deixar sua pele mais iluminada, com um ar de saúde. Você poderá também ficar mais rosada, com os lábios evidenciados e os olhos mais vívidos. As olheiras e as linhas de expressão se suavizam e sua pele ficará mais uniforme. Por outro lado, os tons que não te favorecem te deixarão com um ar cansado. As olheiras ficam mais evidentes, assim como as linhas de expressão e o volume de pele em baixo do queixo. A pele fica sem viço e os olhos sem vida. Uma cor muito intensa em peles de baixo contraste, por exemplo, poderá apagar a pessoa. Você também pode começar a perceber o efeito das cores através da sua consciência e da percepção que os outros têm de você. Existem cores que gostamos mais e nos sentimos mais seguras quando usamos. São tons que fazem outras pessoas perceberem que existe algo diferente. Todo mundo já ouviu algo como “você fica bem de rosa” ou “esse vermelho ficou muito bonito em você”. Todas essas situações podem ser indicativas da sua estação.

Espero ter esclarecido todas as suas duvidas sobre o teste de coloração pessoal, um grande abraço.

#capa #matérias

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube