Enviar a matéria pelo WhatsApp

Conheça a teoria dos Setênios / Parte I


A cada 7 anos nossa vida muda completamente. Você sabe por quê? Conheça a teoria dos Setênios.

Já ouvimos dizer a adolescência é um período difícil, que aos 30 anos vivemos uma crise, que depois dos 40 mudamos a maneira de perceber o mundo e que aos 60 anos a dúvida é será que devo aposentar ou continuar trabalhando? Por que esses períodos são tão marcantes?

A teoria dos setênios é um dos pilares da Antroposofia, linha de pensamento criada pelo filósofo Rudolf Steiner que estabelece uma espécie de "pedagogia do viver" do ser humano. Dentro desse pensamento filosófico há a ideia de ver a vida de forma cíclica, dividida em fases de sete anos.

A vida humana é constituída pelos aspectos:

- Biológico que envolve o corpo físico,

- Espiritual que engloba Individualização, valores e realização do EU,

- Psicológico que envolve pensamentos, sentimentos e impulsos de vontades.

“Percebo que as pessoas se preocupam muito com as mudanças biológicas/físicas e externas que acontecem durante a vida, mas as crises em alguns setênios poderiam ser encaradas e vivenciadas de forma diferente se buscassem autoconhecimento, entendimento das emoções e sensações. As pessoas precisam se focar mais no desenvolvimento dos aspectos emocionais, psicológicos e espirituais” afirma Sara Lima.

Da 1ª fase do crescimento até a idade adulta há uma linha evolutiva claramente perceptível no desenvolvimento desses aspectos. Considerando essa evolução, podemos dividir a vida em fases que acontecem a cada 7 anos. Hoje talvez essa divisão seja um pouco diferente e, com certeza, faz sentido pensar em mais um ou dois ciclos de sete anos, visto que estamos vivendo cada dia mais, devido ao aumento da expectativa de vida. Mas o aprendizado com a Antroposofia e a teoria dos setênios é enorme.

Na próxima semana, falaremos sobre cada um dos setênios, aguardem!!!

0 a 7 anos

07 a 14 anos

14 a 21 anos

21 a 28 anos

28 a 35 anos

35 a 42 anos

42 a 49 anos

49 a 56 anos

56 a 63 anos

#matériascapa #capa

44 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube