Enviar a matéria pelo WhatsApp

Como selecionar o candidato mais adequado?


Todos os dias empresários e líderes nos procuram falando sobre a dificuldade de contratar profissionais qualificados e adequados, e sempre devolvo a pergunta: Qual a técnica de avaliação que vocês utilizam para selecionar estes candidatos.

Normalmente as respostas são parecidas, avaliamos currículo, experiência técnica e realizamos avaliações subjetivas. E ai encontra-se o 1º erro.

É importante compreender que quando estamos selecionando um profissional, precisamos ter claro o que estamos buscando, definir competências técnicas, comportamentais e a cultura da empresa (seu conjunto de crenças e valores).

A escolha de um candidato com o perfil adequado facilita a adaptação, otimiza os resultados e reduz o risco de que esse candidato não seja adequado para a função ou empresa, impacta positivamente na rotatividade de pessoal, podendo também reduzir custos e o tempo de treinamento e ambientação. Admitir e demitir um profissional custa caro, além de impactar no clima e na imagem da empresa.

A técnica de seleção mais atual e assertiva utilizada atualmente é a Seleção por Competência, na qual além de avaliarmos as competências técnicas, focamos na avaliação de competências comportamentais, afinal 15% do desempenho de um profissional depende de suas técnicas e 85% dos seus comportamentos.

“Sempre digo que 100% dos nossos clientes são pessoas, 100% dos nossos colaboradores são pessoas. Então para ser líder ou empreendedor a habilidade em Gestão de Pessoas é primordial, assim como técnicas para realizar Seleção, Elaboração de Planos de treinamentos, Feedback, Avaliação de Desempenho. Não basta ter atitudes positivas, ser um líder que inspira, da mesma forma que esse líder tem que conhecer do processo ele precisa também conhecer sobre gestão de pessoas”.

A empresa pode até contar com uma consultoria para apoiar em seus Recrutamentos e Seleções, mas é essencial que seus líderes estejam treinados em Técnica de Seleção por Competência para realizar a entrevista final e serem mais assertivos em suas escolhas.

#matériascapa #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube