Enviar a matéria pelo WhatsApp

Motivos para fazer a limpeza dos estofados com frequência


Convivemos com o conforto dos estofados, mas, ao mesmo tempo, se não soubermos cuidar bem deles, eles podem acumular perigos.

Presente em quase todos os lugares que convivemos e considerado um dos itens mais importantes do nosso dia a dia, os sofás, poltronas, os colchões etc. e esses bens podem durar meses, anos ou até décadas, dependendo da qualidade do material e, principalmente, da sua manutenção.

A limpeza do estofado deve ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano, se não for usado diariamente. Porém, para quem tem crianças ou animais em casa, o prazo deve ser antecipado. A aspiração, comenta o especialista, evita que o tecido fique encardido antes da hora e não deixa a sujeira penetrar profundamente. Mais do que estética, a limpeza e a higienização do estofado são importantes para evitar problemas de saúde.

Conheça alguns motivos para fazer regularmente a limpeza dos seus estofados. Vivemos tempos alérgicos, especialmente aqueles de nós que trabalham o dia inteiro sob o ar condicionado e, depois, enfrentam a poluição do trânsito.

Pessoas alérgicas têm mais chances de desenvolver asma, sinusite e outras doenças. Visto que estofados acumulam ácaros e poeira, a falta de limpeza desse tipo de móvel pode desencadear crises alérgicas terríveis. Se você tiver bichos de estimação que costumam se aconchegar no sofá ou poltrona, a situação pode se tornar mais grave ainda. Asma e alergia costumam ser hereditárias, mas a presença dos alérgenos aumenta as chances de que essas doenças sejam desenvolvidas.

Os ácaros sabem se esconder muito bem, mesmo depois de mortos. Um sofá, tapete ou bicho de pelúcia pode parecer limpo, mas conter sujeiras microscópicas (daí a importância de guardar bichos de pelúcia no armário, em vez de deixá-los expostos em prateleiras). Os ácaros se escondem ainda melhor no verso de poltronas, que não costumam receber um pano úmido com frequência. Por isso, a limpeza precisa ser total.

Não tem jeito: a verdade é que passamos cerca de um terço da nossa vida no quarto, dormindo, praticamente indefesos. Já os ácaros não descansam. Depois de adormecer, não nos importamos muito com o ar que respiramos, embora possamos sentir o efeito depois de acordar, normalmente com uma crise de espirros. Além de especial cuidado com o colchão e os travesseiros, quem tem sofá, almofadas, poltrona, pufe, tapete ou cortina no quarto deve mantê-los sempre bem limpos. Crianças pequenas e pessoas idosas são as principais vítimas de doenças respiratórias, especialmente no inverno. São eles os que mais têm a sofrer com um ambiente empoeirado, e, por isso, são também os que mais têm a ganhar com um lar livre de ácaros.

Alguns cuidados simples ajudam a manter a limpeza dos estofados. Um deles é manter à mão uma mistura para remover sujeira: um litro de água, meio copo de vinagre branco e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Borrife no lugar das manchas e aplique uma escova de cerdas duras no sentido da trama do tecido (sem fazer movimentos circulares).

Mas a faxina semanal não é suficiente, pelo menos duas vezes ao ano, contrate uma empresa profissional para executar um trabalho profundo, eliminando totalmente os micro-organismos causadores de doenças.

É importante lembrar que cada sofá ou cada colchão possui uma técnica de limpeza e produtos específicos a serem utilizados. Por isso, é muito importante a contratação de uma empresa qualificada para a limpeza dos estofados, que saiba quais técnicas e produtos usar na limpeza e a Villa Nova presta esse serviço também.

A sua saúde e a de toda a sua família vão agradecer.

#capa #matérias

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube