A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Enviar a matéria pelo WhatsApp

Desafio: 1 livro por mês em 2019, entenda e veja dicas de leitoras incríveis


Sabe aqueles propósitos e listas que fazemos de coisas que queremos fazer no próximo ano? Eu já fiz a minha meta para 2019. Entre meus próximos objetivos está ler, pelo menos, 1 livro por mês. Vou explicar o motivo.

Sempre li e gostei de leitura de livros. Porém nos últimos dois anos o hábito foi se perdendo. Primeiro por gastar muito tempo em redes sociais e Netflix. Segundo que, após o nascimento da minha filha, passei por muitas mudanças na rotina e não conseguia focar, não conseguia mesmo.

Isso me incomoda muito pois sei da importância e do prazer que é ler um livro. Aí, inspirada na minha chefinha aqui da Celebrar, Evânia Ribeiro, resolvi seguir seu exemplo e colocar a meta de ler 1 livro por mês. Depois, descobri que existe uma TAG sobre isso #Desafio1livropormês (veja o vídeo da Jout Jout, sobre isso, vale à pena).

Bom, nesse contexto tive a ideia de tentar levar esse propósito para mais pessoas, quem sabe se torna um convite especial para você que está lendo agora. Por isso, convidei três mulheres incríveis para dar dicas de livros e de hábitos de leitura.

*Elaine Messias, a empresária é leitora voraz, uma vez nos encontramos em uma livraria e eu disse que ela teria que mudar de profissão, pois me fez comprar vários livros, hehehe. Ela me passou 7 dicas para ajudar a voltar a cultivar o hábito da leitura.

1. Comece lendo assuntos que você gosta - quando vai escolher um filme, que assunto escolhe?

2. Vale ler livros de filmes que gostou, é motivador.

3. Comece com livros de contos ou relatos. As histórias curtas acabam logo. Você fica com sensação de dever cumprido.

4. Quem gosta de ler revistas, comece com biografias. Geralmente a leitura tem o mesmo ritmo.

5. Comece com coisas divertidas. Comédias. Romances leves. Só arrisque os clássicos quando já estiver com o hábito construído

6. Comece mais de um livro. Porque tem dias que a gente não está com humor pro livro que estamos lendo. Vale a pena começar outro bem diferente pra equilibrar.

7. Visite uma livraria física. Os mais vendidos não são os melhores livros para você, às vezes. Os livreiros são capazes de te ajudar a escolher o que você realmente quer ler.

DICAS DE LIVRO DA ELAINE:

Apesar dos desnecessários palavrões, a mensagem de “Acorda!!! Viver é muito mais que isso!” É muito clara nesse livro. Reflexões sobre a verdadeira felicidade e o que realmente tem valor, despertam o leitor para uma vida mais significativa. A linguagem é bem coloquial e a leitura flui rápido.

O livro que mais mexeu comigo em 2018! O autor nos leva das gargalhadas às lágrimas em segundos, mostrando as personalidades que rodeiam uma menina de 7 anos, pelos olhos dela. Forte e encantador.

*Jamila Paz, é outra viciada em livros, já saiu de uma livraria com 20 obras em mãos. Saiba como começou essa paixão: “Dizem que não se julga um livro pela capa, eu concordo, mas o primeiro livro que li por livre e espontânea vontade foi escolhido sim pela capa. Até isso acontecer eu lia livros condensados e obrigatórios, mas como uma grande ironia, eu o vi entre outros livros velhos, na biblioteca da escola Menodora, era um livro marrom, com uma capa dura e surrada, era lindo. Era Helena, de Machado de Assis, sim aquele autor que eramos obrigados a ler. Não era do autor que eu não gostava, mas sim da obrigatoriedade de ler. Machado de Assis me trouxe pra esse pra esse mundo fantástico da leitura”.

DICAS DE LIVRO DA JAMILA

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Esse livro começa no dia do aniversário de cinco anos de casamento do casal Amy e Nick Dunne, quando Amy misteriosamente desaparece, e tudo indica que ela foi sequestrada ou algo de muito ruim aconteceu com ela. A grande questão desse livro é: até que ponto conhecemos nossos companheiros? Até que ponto você se torna outra pessoa para agradar o outro? Uma leitura envolvente, o retrato de um casamento que vai fazer você pensar por um bom tempo quem é realmente a pessoa que está ao seu lado.

As espiãs do dia D- Ken Follett

Inspirado em uma história real. O ano é 1939, tropas alemãs invadem a Polônia e dão início a segunda guerra mundial. Após 5 anos de guerra, os aliados preparam o dia D, e um grupo de mulheres dispostas a atos heroicos em nome da paz confrontam os monstros nazistas em seu covil, arriscando suas vidas para salvar milhões de pessoas. Um thriller empolgante e assustador sobre heróis improváveis em uma guerra impiedosa e cruel.

O cemitério- Stephen King

Conta a história de uma família que se muda para uma pequena cidade, na busca de tranquilidade, pai , mãe e dois filhos. Tudo se encaixava como em um sonho bom, até o terror começar a mostrar suas garras. O cemitério mostra como a dor e a loucura muitas vezes dividem a mesma estrada.

It a coisa- Stephen King

Esse livro me levou para o caminho sem volta que é ler King. It conta a história de 7 crianças que se tornam amigos inseparáveis no verão de 1958, juntos eles aprendem o real sentido de algumas palavras, como amizade, confiança , amor , e o mais profundo e tenebroso medo.

*Evânia Ribeiro, editora-chefe da Revista Celebrar, lembra que disse no início dessa coluna que foi ela quem me inspirou? Portanto, não poderia ficar de fora desta matéria. Saiba como foi que ela começou o desafio de 1 livro por mês: “ Umas de minhas promessas para 2018 foi ler ao menos um livro por mês. Fiz esta promessa pois sempre gostei de ler, mas fui perdendo este hábito maravilhoso, talvez pela correria do dia a dia, (... não é desculpa), e principalmente por esta vida cada vez mais conectada ao celular, ( pior desculpa ainda... rs). Mas, o importante é que recuperei o hábito da leitura em 2018, e agora espero ir até o fim da vida nesta viagem maravilhosa que sempre me inspira. Ah, só para constar em 2018 consegui ler 15 livros. Eu amei todos, mas vou deixar aqui o um "mini" resumo de apenas 4 deles, a intenção é motivar os seguidores da Celebrar a também aderirem este hábito que muito nos agrega conhecimento”

DICAS DE LIVROS DA EVÂNIA Livro: A lei do Triunfo Autor: Napoleon Hill

Esta foi minha primeira leitura de 2018, o autor consegue sintetizar neste livro, as "leis" para alcançarmos o sucesso em todos os aspectos da vida.

..."Qualquer pessoa pode vencer, desde que vença a si mesma! (...) Deus o equipou para a vida,

Mas Ele deixa você decidir o que quer ser.

A coragem deve se originar da alma,

A pessoa tem de contribuir com a vontade de vencer. (...) A maior distância a ser vencida é entre a cabeça, o coração e a AÇÃO".

Livro: O poder Infinito da Mente

Autor: Lauro Trevisan Lauro Trevisan, fala neste livro sobre a força dos nossos pensamentos! É impressionante o que nossa mente é capaz através da auto sugestão, este livro nos ensina a usar esta poderosa ferramenta da mente consciente para realização de nossos sonhos.

Livro: O Poder da Positividade Autor: Geraldo Rufino

Este é o segundo livro que leio deste autor que é um poço infinito de sabedoria! Ele consegue contagiar com sua positividade a cada linha a cada palavra deste livro e nos ensina que ser feliz é muito mais simples do que parece! Este livro deveria ser distribuído em escolas, com simplicidade o autor resgata VALORES que estão em “desuso” nesta sociedade cheia de mimimi e que são fundamentais para uma vida mais sadia e plena.

Livro: Quem Pensa Enriquece Autor: Napoleon Hill Ganhei este livro de presente de aniversário dos meus amigos Elaine Messias e Pineca, e foi o livro que mais demorei para terminar a leitura neste ano, pois achei ele muito interessante. Sabe aqueles livros que você não quer que termine nunca? Gostei tanto que terminei e comecei a lê-lo novamente. Este é o livro mais vendido e um dos primeiros deste autor que vendeu bilhões de cópias de livros no mundo todo. Este livro é como se fosse a bíblia de Napeleon Hill, inspirou vários outros autores, inclusive o Lauro Trevisan com o livro o Poder Infinito da Mente que eu já havia lido no inicio do ano. "Como perceberam pelas minhas dicas de leituras, eu gosto muito deste gênero literário. Minha dica para você também criar o hábito de leitura é encontrar um gênero que lhe inspire, que lhe traga prazer", diz Evânia

DICAS DE LIVRO DA MIRIAM Ah eu não poderia deixar de falar dos meus livros preferidos, né?

Esse é o livro que marcou minha vida. É lindo. É emocionante. Não conseguia parar de ler. É uma história impactante que precisa ser lida.

O pastor Ed René mudou minha forma de enxergar o que é ser Cristão e esse livro foi fundamental para a minha mudança de mente e comportamento.

Eu li esse livro há muitos anos e fez com que eu entendesse a forma de demonstração de amor das pessoas. A partir do momento que entendi isso meus relacionamentos deram um salto de qualidade maravilhoso. Pois muitas vezes é como se estivéssemos falando línguas diferentes, né? Esse livro explica isso.

Livro grandão. Mas valioso demais. É sobre filosofia e filósofos. Leitura obrigatória de quem gosta de pensar sobre a vida.

Esse livro é um soco no estômago de quem se diz cristão. Ou seja, foi um soco no meu estômago.

Augusto Cury me ajudou a mudar padrões de comportamento de uma pessoa ansiosa e estressada. Passei a me entender melhor após essa leitura.

Esse livro, ah esse livro. É clássico e encantador, li há muuuuuuuuitooos anos e até hoje cito suas frases que me fazem sempre refletir, como por exemplo, "Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas".

Para terminar trago esse livro que foi o que me fez conseguir voltar a ler um livro inteiro, após o nascimento da minha bebê. É uma ficção mas que traz várias semelhanças com alguns momentos atuais que o mundo vive. O roteiro gira em torno de um futuro próximo onde as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. Caso ultrapassem essa quantidade levam choque, inclusive meninas (crianças).

E quero saber de você, bora fazer metas de leitura para este ano que já começou. Conte pra mim o que acha da ideia?!!!!

#capa #matérias

46 visualizações