Enviar a matéria pelo WhatsApp

O PODER DA VALIDAÇÃO


Quando foi a última vez que você elogiou alguém? Quando foi a última vez que influenciou de forma positiva com palavras, atos ou ações a vida de outra pessoa?

Tente se lembrar quando você recebeu inesperadamente um elogio sincero. Qual foi seu sentimento? Como reagiu depois disso?

Temos o hábito de esperar que as pessoas ao nosso redor façam algo positivo, para depois elogiar, validar. Mas um um pai, um líder, um amigo eficiente é aquele que não espera a situação apropriada para fazer isso, mas faz isso de forma sincera e inesperada.

Quando você valida, ou seja elogia alguém dessa forma, cria uma condição mental apropriada para gerar maiores oportunidades de desenvolvimento para as pessoas ao seu redor.

Existe uma teoria desenvolvida por um estudioso chamado Marcial Losada que diz o seguinte: Pessoas de alta performance elogiam antes de alguma ação ou iniciativa positiva, e assim colhem alta performance das outras pessoas. Esse estudo diz que a cada 1 crítica que você dá, deve haver 3 interações positivas para a mesma pessoa. Esse elogio não deve ser imediato para não gerar a sensação de compensação, mas sim vir de forma sincera e inesperada.

Segundo Losada, quanto menos elogio e mais crítica, menor é a performance da pessoa. A medida que você inclui nos seus relacionamentos mecanismos de validação, maiores resultados positivos você colhe das pessoas ao seu redor. A pessoa produz melhor, age melhor, tem mais proatividade e contentamento em tudo que faz, pois foi corretamente estimulada

Podemos aplicar esse conceito com todos que nos cercam, família, filhos, funcionários, colegas de trabalho, amigos.

O fato de ser elogiado traz ao ser humano o poder de significância, ele percebe que tem importância e lugar no mundo que convive. Portanto é uma ferramenta poderosa de motivação. Quebra sensação de baixa auto-estima, menos valia e faz com que essa pessoa, mudando seu estado emocional, mude seus comportamentos, passando a influenciar o ambiente que convive de forma positiva.

Quer colher mais performance do seu filho na escola ou em casa? Elogie antes que isso ocorra. Quer colher melhor performance da equipe que lidera? Elogie antes. E sinta o poder da validação.

Convido você a partir de hoje, a praticar essa poderosa ferramenta e se surpreender com a alta performance das pessoas ao seu redor.

Fui...

Beijos!!

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube