Enviar a matéria pelo WhatsApp

Chegou a hora de escolher o cardápio do seu casamento? Sabe o que observar?

Atualizado: Abr 9


Enumerei cinco pontos indispensáveis para que o menu do seu casamento seja perfeito!!!!

1- Tipo de casamento

Casamento Clássico

Para um casamento tradicional, por exemplo, os espaços e cardápios devem satisfazer esse perfil. Desta forma pode ser um jantar à inglesa e cheio de elegância, requinte e formalidade ou até mesmo um jantar franco-americano que deixa a festa mais descontraída mantendo a proposta de cardápio mais tradicional

O fato é que cada vez mais os noivos pedem um menu que agregue o tradicional com os desejos das famílias e as novidades. O serviço mais solicitado é o coquetel com mini degustação por ser uma opção intermediária entre o coquetel e jantar.

Casamento Moderno

Hoje as opções de menu são muito variadas e modernas. Festas mais informais a dica é um cardápio em formato volante, festa não depende do momento do jantar, já que as comidinhas vão passar independente dos convidados estarem acomodados ou na pista.

- Menu degustação, onde as comidinhas vêm no formato volante, em pequenas porções. É possível ser criativo com a louça e usar tacinhas, cumbuquinhas e pratinhos;

- Finger foods, tipo de comida que você pode comer com as mãos;

- Coquetel, com canapés volantes, podendo-se optar por acrescentar um prato quente.

2- Orçamento

Este aspecto vai definir o tipo de fornecedor que vai escolher e o que comporá o menu. O orçamento é um aspecto muito particular de cada casal, deve ser analisado com muito cuidado. Na maioria dos casamentos, o menu ocupa a maior fatia do orçamento. Depende muito do número de convidados, data, mês do evento, estilo dos convidados e do cardápio O importante é priorizar um cardápio que tenha variedade para agradar aos mais diferentes perfis de convidados.

É claro que o menu do seu casamento vai ser maravilhoso, independente do quanto você tem disponível para investir. Se o seu orçamento é mais apertado, não se preocupe, pois o seu fornecedor poderá desenvolver uma proposta de menu de acordo com o seu orçamento.

3- Época do ano

A época do seu casamento também ajudará a definir o menu. Nessa hora é importante conversar com quem entende do assunto para ouvir sugestões e tendências. No Brasil, a grande maioria dos casamentos são realizados no verão e a dica é um menu com pratos mais leves. E lembre-se que o cardápio deve sempre harmonizar com as características do casal e convidados.

4- Número de convidados

Essa é uma decisão extremamente importante, principalmente porque cozinhar para 50 pessoas é muito diferente do que servir 300. Você precisa avaliar a cultura, descendência das famílias, restrições alimentares,regionalidade dos alimentos e da festa.

5- Restrições alimentares e menu infantil

Você não pode esquecer dos convidados que têm alguma alergia ou intolerância alimentar. Para eles, o menu deve estar no mesmo nível dos outros convidados. Por isso, escolha um menu com pratos clássicos e simples,mas de qualidade.

Também existem inúmeras opções de cardápios criativos para as crianças.

________________

Com essas dicas tenho certeza que você vai acertar na escolha do melhor menu para o seu casamento. Tenha em mente que o cardápio deve seguir o estilo do casamento e o gosto dos noivos, mas também é primordial agradar aos convidados, por isso um cardápio variado é essencial. Se o seu casamento for à noite, por exemplo, e a jantar estiver previsto para mais tarde, uma dica de ouro é servir algumas entradas, assim que os convidados chegarem à festa.

#matérias #capa

12 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube