Enviar a matéria pelo WhatsApp

VOCÊ É TALENTOSO OU ESFORÇADO?


Quando nossos filhos estão na pré-escola temos várias expectativas quanto a sua atuação, queremos que eles se saiam bem nas provas, que tenham uma inteligência muitas vezes acima da média e que se destaquem nas matérias sem muito esforço, e isso é comum a maioria os pais.

Tendemos a enxergar o esforço como algo ruim, se temos que nos esforçar para algo, é por que não dominamos isso, ou ainda por que não temos talento para isso.

Porém, no livro Mindset da autora Carol Dweck, PHD em psicologia vemos uma outra forma de enxergar o esforço. Ela nos traz o conceito de Mindset fixo e de crescimento. Quebra o paradigma do talento nato, nos faz enxergar o esforço como algo recompensador e que pode trazer um imenso resultado.

Temos a propensão em pensar que se a pessoa tem um talento nato não precisa se esforçar tanto, isso é natural nela, e por isso o esforço pode ser mínimo. Mas a autora nos mostra que pessoas com Mindset de crescimento enxergam o esforço como parte do processo e dessa forma desenvolvem a inteligência emocional necessária para lidar com as derrotas, desenvolvem resiliência.

Pessoas talentosas, porém com o Mindset fixo, entendem que se o talento é nato, o esforço pode ser mínimo e isso leva consequentemente ao fracasso em algum momento, e geralmente essas pessoas não lidam bem com isso, pois foram consideradas desde crianças talentosos e não foram preparados para o momento de derrota.

Mas como desenvolver o Mindset de crescimento?

Primeiro entenda que seus pontos fortes precisam ser desenvolvidos, que não existe talento que não precise de esforço.

Depois comece a enxergar as derrotas como aprendizados, por mais talento e esforço que possamos empregar na nossa vida, a derrota é fundamental para a reconstrução do caráter de aprendizado.

Por fim, seja determinado para o que deseja, use a criatividade para aprender coisas novas, mesmo que não seja sua área de talento, e se concentre mais no aprendizado do que no sucesso da tarefa desenvolvida.

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube