Enviar a matéria pelo WhatsApp

ESVAZIE SUA XÍCARA


Gosto sempre de abrir minhas apresentações com uma história, que não sei se é estória, mas que merece ser contada pela reflexão que traz.

Conta-se que em um povoado oriental muito distante existia um sábio já idoso que governava esse povoado, ele era muito conhecido por sua sabedoria e por seus juízos e estatutos muito bem construídos.

Existia nesse povoado também um jovem, muito estudado, que havia saído desse povoado muito novo para estudar. Ele viajara o mundo todo atrás de conhecimento, fez várias formações, mestrados, doutorado, e havia obtido muito conhecimento. O sonho desse jovem era se tornar discípulo do mestre sábio para vir a ser seu substituto.

Então, o jovem marcou uma audiência com o sábio que aceitou recebê-lo. O jovem viajou até onde o sábio morava, no alto de uma montanha. Lá chegando encontrou o sábio que já o esperava, e prontamente começou a despejar todo seu conhecimento, todos os cursos, todas as formações, o que aprendera, o que sabia de todo conhecimento que adquirira nas maiores universidades do mundo.

O sábio apenas o ouviu e perguntou: "Aceitas uma xícara de chá?" O jovem prontamente aceitou. O sábio então serviu a própria xícara, e depois começou a encher a xícara do jovem, que transbordou, derramando o chá e queimando as pernas do jovem.

O jovem indignado questionou o sábio: "O senhor é tão reconhecido pela sua sabedoria e equilíbrio, como pode fazer uma coisa dessas, queimar minhas pernas com o chá quente?" O sábio fitou seus olhos e respondeu: "Meu rapaz, sua xícara está muito cheia, transbordando de tanto conhecimento e arrogância. Quando você esvaziar sua xícara, volte para iniciarmos seu treinamento. Hoje, dentro de você não cabe mais nada."

Essa história me faz refletir em quantas vezes estamos tão cheios de entendimento que deixamos de aprender coisas novas, de termos novos "insights" de situações por pura arrogância, por achar que já sabemos tudo e que não precisamos desse novo conhecimento.

O conhecimento pode não ser novo, mas o contexto que você pode estar vivendo sim, então ele pode fazer muito mais sentido agora, do que quando você o ouviu pela primeira vez. Então se abra para as novas e antigas ideias.

O melhor sábio é aquele que sabe que não sabe, é aquele que entende que é capaz de aprender até com uma criança pequena.

Portanto, nunca feche a porta do desenvolvimento, só quem tem a perder é você.

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube