Enviar a matéria pelo WhatsApp

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - A HABILIDADE DE SE RELACIONAR


A algum tempo venho conversando com vocês na coluna a respeito de inteligência emocional, e o quanto desenvolver as habilidades emocionais corretas podem nos levar mais longe.

O psicólogo americano Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências, ele concluiu através de suas pesquisas que somos diferentes e podemos desenvolver nossos talentos de forma diferente, surgiu então a teoria das inteligências. Que dividiu em sete as inteligências que podemos apresentar, são elas: Lógico matemática / Linguística / Espacial / Musical / Físico Cinestésico / Intrapessoal / Interpessoal / Naturalidade.

Mas o que ele conclui em seus estudos é que de todas essas inteligências, a que mais se destaca em pessoas de sucesso é a Interpessoal, ou seja a capacidade da pessoa de discernir e responder adequadamente ao humor, temperamento, motivação e o desejo de outras pessoas.

Não temos como falar em relacionamento sem falar em empatia. Pessoas que se relacionam bem, geralmente apresentam um alto grau de empatia, ou seja conseguem se colocar no lugar do outro e entender suas questões e seus motivos antes de tomar iniciativas. Elas entendem as motivações alheias e enxergam o ser humano além de suas atitudes. Esse é um fator fundamental para quem quer melhorar seus relacionamentos. Um líder que não é empático, dificilmente vai entender seus liderados e se posicionar como referência, um vendedor sem empatia não vai enxergar o que é melhor para seu cliente, baseado em suas necessidades e desejos.

Além de empatia, reciprocidade também é um fator chave para quem quer se relacionar melhor, como a própria bíblia fala em Gálatas 6:7 "Aquilo que o homem semear, isso também ceifará". Não temos como plantar mal humor, ironia, sarcasmo, e colher sorrisos, bom humor e cordialidade. Muitas vezes esperamos que o ambiente em volta mude, que as pessoas sejam mais cordiais, solícitas conosco, mas o que estamos plantando para isso? Se eu apenas responder ao ambiente, nada muda! Experimente por um dia começar a sorrir para as pessoas que estão de mal humor e oferecer-lhes um bom dia ou um favor inesperado, todo o ambiente se modifica com isso!

Portanto, seja autoresponsável em seus relacionamentos, não espere a mudança para que ela aconteça, seja você o agente de mudança em seu ambiente para melhorar seus relacionamentos.

Comece a praticar a empatia e a reciprocidade e colha os frutos de uma vida mais cheia de sorrisos e bom humor.

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube