Enviar a matéria pelo WhatsApp

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL "CONHECE-TE A TI MESMO"


Já tratamos várias vezes de autoconhecimento e sua importância para mudar nossos resultados e atingir objetivos tanto na vida profissional quanto pessoal.

Mas no âmbito da Inteligência Emocional, a frase "Conhece-te a ti mesmo" que foi dita primeiramente em Grego, e não se sabe exatamente se por Sócrates, Heráclitos ou Pitágoras, ganha um contexto de protagonismo extremo.

Um dos pilares da Inteligência Emocional é a capacidade de identificarmos nossos sentimentos para que possamos controlar nossas ações e não executar aquilo, que por motivo ou outro, poderia nos gerar um resultado indesejado.

É estar consciente ao mesmo tempo do nosso estado de espírito, e de nossos pensamentos sobre esse estado de espírito. Nas palavras de John Mayer, psicólogo da Universidade de New Hampshire: "A autoconsciência pode ser uma atenção não reativa e não julgadora de estados interiores."

Então, sugiro um exercício prático e rápido, para todas as vezes em que seu estado de espírito não estiver de acordo com os resultados que você tem buscado, ou seja, quando estiver triste, ansioso ou aflito. Trata-se de uma ferramenta simples e que ajudar a se conhecer e tomar medidas de autoresponsabilidade, vamos lá?

Pegue papel e caneta, divida uma folha A4 em 4 partes. No primeiro quadrante escreva todos os sentimentos que está tendo nesse momento, liste todos eles.

No segundo quadrante, escreva todos os pontos negativos dessa situação, o realmente tem te incomodado nela.

Em seguida, no terceiro quadrante, escreva todos os pontos positivos (pode ter certeza que sempre vai encontrar pontos positivos, mesmo nas piores situações).

Depois disso no quarto quadrante escreva tudo o que aprendeu com a situação, o que faria de diferente nela.

Esse exercício tem por objetivo jogar clareza em cima dos sentimentos que você não está conseguindo identificar, e também vai dar um senso de autoresponsabilidade para atitudes que você ainda não havia despertado e que poderia já ter tomado.

O importante é saber que sempre podemos usar e expressar nossos sentimentos de forma inteligente, praticando o autoconhecimento, a autoresponsabilidade e a empatia para alcançar os melhores resultados no trabalho e na vida pessoal.

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube