Enviar a matéria pelo WhatsApp

O TERCEIRO CAMINHO


O cérebro humano está constantemente criando e ajustando mapas mentais para nos ajudar a caminhar por este mundo complexo e em constante mudanças. Essa tendência foi programada em nós por meio de milhares de anos de evolução: para sobreviver, devemos criar mapas físicos do nosso ambiente, delinear estratégias para obter comida, e o que precisamos é mapear os efeitos das nossas ações.

Esses mapas não são cruciais apenas na natureza, eles também são vitais para ter sucesso e prosperar no mundo dos negócios.

Pois bem, quando passamos por diferentes situações na vida, esses mapas nos orientam quanto as ações a serem tomadas, inconscientemente desenhamos a estratégia para diferentes situações, por exemplo, qual será minha reação para as diferentes respostas que um cliente, ou seu chefe possa dar.

Em todo nosso mapa mental depois de uma crise ou adversidade, três caminhos mentais se fazem presentes, e é sobre o terceiro caminho que quero conversar hoje com você.

O primeiro meramente orbita ao redor de onde você está, é o que chamamos de rodear a situação, ou o problema. Esse caminho não traz nenhuma mudança ou resultado positivo.

O segundo caminho o leva a direção de outras consequências negativas, isto é, você acaba em uma situação pior depois do evento negativo, esse caminho explica o por que tememos conflitos e desafios.

Mas há ainda outro caminho, que é chamado de TERCEIRO CAMINHO, que nos leva do fracasso e do revés a um ponto ao qual chegamos ainda mais fortes e mais capazes do que antes da queda. É verdade que não é fácil encontrar esse caminho em momentos de dificuldade. Em uma crise econômica ou de outra natureza, tendemos a formar mapas mentais incompletos e, ironicamente o caminho que mais temos dificuldade de ver muitas vezes é o mais positivo e produtivo.

Mas é a nossa capacidade de encontrar o terceiro caminho é que faz a diferença entre aqueles que se deixam abater pelo fracasso e aqueles que sacodem a poeira e dão a volta por cima.

Seja qual for a situação, encará-la em forma de aprendizado, gerando ações produtivas dali pra frente é que farão você sair dela.

A dica é, sempre enxergar o aprendizado da situação, e o que faria diferente se pudesse voltar. Dali pra frente encontre os pontos positivos dessa situação, não importa o quão ruim ela seja. Dessa forma sua mente irá trabalhar no positivo e encontrará o tão sonhado terceiro caminho.

Falaremos mais sobre isso nas próximas semanas.

#matérias #capa

33 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube