Enviar a matéria pelo WhatsApp

VOCÊ SABE O QUE É SÍNDROME DE BORNOUT?


Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é mais comum do que se imagina e acontece principalmente pela falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. As pessoas mais propensas a elas são as chamadas de "Workaholiks", ou pessoas viciadas em trabalho e que não dedicam tempo para outras áreas da vida.

Acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, perfeccionismo e foco exagerado no trabalho como fonte exclusiva de prazer levam ao esgotamento físico e mental, e em consequência a Síndrome de Bornout.

É como se o corpo e a mente colocassem um ponto final e gritassem: Agora Chega!! O corpo simplesmente desliga, um cansaço devastador e uma total falta de energia caracterizam os primeiros sintomas da síndrome. Os principais sintomas são:

- Exaustão física, mental e emocional;

- Distanciamento das relações pessoais;

- Diminuição do sentimento de realização profissional;

- Falta de ânimo e energia para realizar o que antes era prazeroso, entre outros.

A primeira dica, caso você esteja sentindo alguns desses sintomas, é se perguntar se o que está fazendo hoje profissionalmente está fazendo sentido pra você, se está na área certa, fazendo realmente aquilo que gostaria.

Se sim, então a segunda dica é: Você está tendo equilíbrio? Tem dedicado tempo a outras áreas da vida, como a pessoal, sua família, vida espiritual ou está cuidando de você mesmo, sua alimentação e atividades físicas?

E finalmente, comece a ter novas atitudes para colher novos resultados, seja assertivo, comece a fazer escolhas certas, não tenha o trabalho como sua única fonte de prazer, procure coisas novas, hábitos novos, que se praticados constantemente se tornarão uma válvula de escape para o stress do dia a dia.

Lembre-se, depende de você encontrar esse equilíbrio!! Se você não muda, nada muda!!!

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube