Enviar a matéria pelo WhatsApp

O maior erro que um profissional pode cometer


Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é SABER QUE NÃO SABEM. Aliás, só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe.

Existem pessoas que chegam a um patamar na carreira ou no trabalho que se fecham para o novo, acham que sabem tudo e que estão encharcados de conhecimento, isso é um risco muito grande, pois fecham as portas e janelas para aquilo que muitas vezes, pelo excesso de conhecimento estão deixando passar despercebido.

A falta de curiosidade do profissional gera arrogância e o faz se fechar dentro de uma bolha, onde as novas possibilidades não chegam.

Existe uma velha história sobre um sábio, muito velho que precisava preparar um sucessor para ocupar seu cargo. Foi quando um jovem, extremamente inteligente e preparado se candidatou ao cargo e depois de muita insistência conseguiu marcar uma audiência com o velho sábio para mostrar todo seu conhecimento.Durante a conversa, o jovem expôs toda sua sabedoria, tudo o que poderia fazer, o que aprendera em anos de faculdades, cursos, graduações, e o velho apenas o ouvia, atento a tudo o que falava.Foi quando o velho lhe ofereceu um chá, e o jovem prontamente aceitou, acreditando que estava despertando o interesse do ancião.

Quando o velho o serviu, enchendo sua xícara até o ponto do chá transbordar e queimar a perna do jovem, que logo gritou: O senhor me queimou, como pôde?O velho rapidamente lhe respondeu, você está como essa xícara, cheio, até a ponto de transbordar, não cabe mais nada, e do alto da sua sabedoria, não consegue absorver nenhum conhecimento mais. Serve apenas para queimar pessoas e oportunidades. Não está apto para o cargo.

Essa história ilustra a situação de vários profissionais no mercado, não conseguem mais absorver conhecimentos, pois chegaram, a seu ver, a um patamar onde não estão mais aptos a aprender, se renovar e se reconstruir.

Não desista de aprender coisas novas, não deixe de dar atenção a pessoas que muitas vezes, na sua ótica, não estão aptas a te ensinar.

Não finja que sabe, se você não sabe, seja humilde, curioso. Quando você finge que sabe, impede o planejamento adequado, impede um aprendizado eficaz.

Por isso a expressão: "Não sei" é um sinal de absoluta inteligência.

#matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube