A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Você é assertivo?


Um dos comportamentos mais valorizados no meio empresarial é a assertividade!! Mas do que se trata e como posso identificar se sou assertivo?

O comportamento assertivo é aquele que busca defender seus desejos, se posiciona quanto ao que acha certo pra si e para os outros, mas esse posicionamento não agride, nem desrespeita o outro. A pessoa com esse comportamento, sempre está aberto para ouvir outros pontos de vista e entender a perspectiva do outro, aceita acordos e soluções integradoras. Expõe com clareza suas ideias, opiniões e sentimentos. Sua autoestima está acima das opiniões externas a seu respeito, isso por conta de seu posicionamento claro.

Infelizmente, esse comportamento não é o que vemos frequentemente nas organizações ou até mesmo no nosso dia a dia. Ao contrário do comportamento assertivo, encontramos os comportamentos passivo e agressivo.

O passivo é aquele ansioso por evitar conflitos, sempre evita uma abordagem direta, abre mão de seus direitos pelo outro, muito preocupado com a aprovação social, se justifica em excesso e sempre está na defensiva.

Já o agressivo é aquele ansioso por vencer, mesmo a custa do outro. Faz abordagens diretas, mas sem o tato (habilidade) necessário. Faz valer apenas os seus direitos e ignora os do outro. Culpa os outros e usa sarcasmo para ganhar a situação. Sempre tem uma atitude agressiva em confrontos, é avesso a receber feedbacks.

#matérias #capa

39 visualizações