Enviar a matéria pelo WhatsApp

Celebrar com saúde! Dicas para quem quer começar a correr em Dourados


Escapar do sedentarismo não é nada fácil. Acreditem, eu seu disso, rs! Mas encontrar um esporte que te traga prazer é a peça chave para que o exercício não se torne um peso. Por isso conversei com uma atleta e treinadora de Dourados que é fera em fazer o pessoal começar a correr e perder alguns quilinhos.

Nome inteiro, formação?

Me chamo Maira Benites Brum, sou formada em Educação Física pela UNIGRAN em 2004, com pós-graduação em Treinamento Desportivo, Educação Especial, Medicina do Esporte e da Atividade Física e Certificada em Treinamento de Corrida de Rua.

Há quanto tempo corre? Por que começou a correr?

Pratico corrida desde 2007. Inicialmente, comecei a correr por lazer, simplesmente para preencher um tempo ocioso no final da tarde e acabei me apaixonando pela prática da corrida. Vendo a minha própria necessidade de melhorar o desempenho que estava alcançando, resolvi buscar especialização nesta área de conhecimento e assim me tornei treinadora de corrida.

Quantas medalhas já ganhou? Quantas de ouro?

Já participei de várias provas pelo país e também internacionais, tenho em torno de 210 medalhas, sendo 103 de primeiro lugar, a maioria obtidas em provas de 5 e 10 km.

O que indica para quem quer começar? Passo a passo.

Como treinadora, indico para quem deseja iniciar a corrida, que procure primeiramente um profissional de educação física, pois, como toda atividade física, a prática mal orientada poderá gerar lesões. O educador físico estará habilitado a lhe orientar nos treinos direcionando-os a conquista dos seus objetivos, além de fornecer informações valiosas sobre alongamentos, aquecimentos, exercícios educativos, hidratação, tudo visando o seu melhor desempenho.

Para os treinos procure utilizar roupas claras e leves, porém adequadas ao clima da região e estação ao ano, além de tênis e meias confortáveis. Lembre sempre de iniciar com aquecimentos e alongamentos específicos para que o corpo possa ir se adaptando com a atividade de corrida. Inicie com treinos curtos começando com caminhadas leves a moderadas podendo, posteriormente, intercalar a caminhada com corrida, até conseguir correr continuamente, a evolução se dará gradativamente.

Quais os benefícios da corrida?

Os benefícios da prática regular de corrida são enormes, dentre eles: a diminuição do colesterol ruim (LDL) e o triglicérides, ganho de resistência muscular, liberação de endorfina, melhora no sistema imunológico e perda de peso. São só alguns benefícios que a corrida trás.

Em Dourados quais os melhores lugares para praticar?

Em Dourados temos a opção de utilização de parques municipais para os treinos e também o entorno de alguns condomínios fechados, a escolha é pessoal mas deve se levar em conta o tempo disponível para deslocamento e treino, condições de iluminação do local, condições do piso e possibilidade de correr em grupos, o que dá mais segurança ao praticante.

Em quanto tempo a pessoa consegue correr?

A maioria dos meus alunos iniciantes, em torno de um mês já estão correndo de 3 a 5 km, cada pessoa responde os treinos de forma diferente, mas com dedicação e empenho logo estão correndo.

Qual percurso ou distância mais difícil que já fez?

Já realizei várias distâncias em corridas de rua, mas a que mais tenho dificuldade é a maratona pois são 42 km, exige muitos treinos longos e também treino mental, pois em uma prova deste porte ficamos mais de 3 horas correndo o que acaba levando o corpo a uma fadiga e um desgaste muito grande, a última que participei fiz em 3 horas e 18 minutos, mas é muito emocionante terminar uma maratona, vale cada minuto de treinamento.

E aí, bora????? #PartiuCorrer

#capa #matérias

129 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube