Enviar a matéria pelo WhatsApp

Em Dourados, Mate Doce (ou ChimaCoco) aquece a galera no frio


O inverno oficialmente chegou e para se aquecer nesse frio nada melhor do que uma bebida quentinha. Em Dourados tem quem não largue o tereré mesmo nos dias mais gelados, mas há também aqueles que adotaram uma bebida deliciosa para esta época do ano. É o Mate Doce, ou ChimaCoco. #matedoce #chimacoco #celebreOfrio #CelebrarNossaCultura

Os dois nomes são usados, para a mesma receita, bom...melhor dizendo, nem sempre a receita é igual, tem variações. Por isso a Celebrar bateu um papo com algumas pessoas que não ficam sem essa bebida.

Talita Gamarra Louveira Brandão conheceu o mate doce com os pais e já está passando a tradição para a filha Yasmin:

“Toda vez que a mãe fazia eu sentava para tomar com ela, aí pegou o costume, toda vez que chega o frio a gente faz o mate doce. Normalmente é a receita normal, só com coco, mas às vezes a gente incrementa, coloca amendoim”.

Juliane Cassel mora em Dourados, mas é do Rio Grande do Sul e como todos sabem tomar chimarrão é tradição. Só que no frio muitos gaúchos substituem pelo ChimaCoco.

“Como muitas crianças não gostam do amargo do chimarrão, os pais fazem este com leite e coco para adoçar."

Aqui em Dourados Juliane manteve o costume, o frio chegou e o mate doce já foi feito em casa. “A gente faz com leite, com algum chá, cravo, aí põe na erva tradicional ou no coco”, explica.

Beatriz Zaurosio aprendeu a tomar com amigos na época da escola:

“Eu sempre ouvia falar mas nunca tinha experimentado, aí teve um dia que um dos meus amigos comentaram que iriam trazer mate doce no outro dia, e nesse dia estava muito frio e levamos até coberta para a escola e tomamos mate doce, e amei é muito gostoso, época de frio substituo o téreré por mate doce, se deixar tomo todos os dias”.

E aí ficou com vontade? Eu sim, vou correr pra fazer um mate doce. Mas se você não sabe como faz fique tranquilo. Abaixo tem duas receitas. Bom apetite e bom friozinho!

Ah conta pra gente como você chama #ChimaCoco ou #MateDoce. Se tomar, poste uma foto com a #RevistaCelebrar, vamos amar ver!

RECEITA CHIMACOCO OU MATE COCO

Ingredientes

* a medida varia conforme o número de pessoas

1 pacote de coco ralado

1 litro de leite integral

Bomba de tereré ou chimarrão

Caneca de porcelana

Açúcar, canela e leite condensado a gosto

Modo de Preparo

Enquanto prepara o copo (é bom que não seja fino para não queimar a mão), deixe o leite fervendo, se preferir acrescente açúcar e um pouquinho de canela. Na caneca coloque 3/4 de coco ralado e deite igual você faz com o tereré, coloque a bomba e despeje um pouco de leite condensando na base do copo. Guarde o leite em uma térmica e sirva os amigos tomando cuidado para não queimar a mão se a caneca estiver muito quente.

CHIMACOCO SIMPLES

Ingredientes: *Coco ralado (Quantidade suficiente para encher a cuia); *Leite; *Açúcar (Quantidade a seu gosto). Modo de preparo: Em uma panela, derreta o açúcar e adicione o leite, espere ferver. Em uma xícara acrescente o coco ralado junto ao açúcar e ao leite quente. Coloque a bomba de chimarrão e é só beber o seu chimacoco.

#capa #Matérias

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube