Enviar a matéria pelo WhatsApp

Professora se apaixona por corrida, perde 15 quilos, melhora saúde e qualidade de vida!


Hoje é dia do Atleta Profissional. Dourados tem se tornado referência no Centro Oeste por ser uma cidade com muitos corredores de rua. A maioria começa aos poucos, sem pretensões e acaba se apaixonando pelo esporte. Por isso, a Celebrar convidou uma professora que já participou de várias corridas e está entrando em um patamar quase que profissional. Com a corrida ela perdeu 15 quilos e ainda teve melhoras impressionantes na saúde!

Ela é africana mas, já tem Dourados no coração. O sorriso dela chega primeiro. Alegria contagiante e cheia de energia. Estamos falando de Maria do Carmo da Encarnação Costa de Sousa, de 42 anos. A professora veio de bem longe. Mudou-se da Ilha de São Tomé e Príncipe (África Ocidental), para estudar em Mato Grosso do Sul há 13 anos. Desde que chegou aqui a rotina é muito puxada por causa do trabalho e estudos e ela acabou deixando a saúde um pouco de lado. Mas foi em 2015 que a vida de Maria começou a mudar. Atualmente a corredora faz percursos de 21 quilometros com uma facilidade que impressiona. Saiba como ela chegou até este nível na entrevista especial em homenagem a todos os atletas do Estado.

Quando começou a correr e por que?

Eu sempre gostei de fazer exercício, Gostava de jogar futebol desde criança, depois comecei a fazer localizada, axé, hidro, já corria, mas bem de leve na esteira de academia. Mas chegou um momento, talvez por causa de estudo e trabalho, eu fui me acomodando e parei de me exercitar e comecei a engordar, por incrível que pareça, a gente não nota que está engordando, até a roupa não servir mais, ou começar algum problema de saúde. No meu caso, comecei a ter a apneia do sono, acordava a noite com falta de ar, e não dormia mais, tinha medo de morrer no sono se dormisse.

E o que te fez perceber que precisava mudar?

Num certo dia, uma colega de trabalho me falou que fazia corrida de rua, e ela me convidou, fui e não parei mais. Eu já não queria ficar só dentro de academia, queria algo mais livre, aberto, e me encontrei na corrida de rua. De soma, conheci muita gente, e fiz muitas amizades, além de uma vida mais saudável. Emagreci praticamente uns 15 quilos e nunca mais tive falta de ar, e durmo um sono tranquilo

De quantas corridas já participou? De competição, mais de 20.

Qual foi a mais marcante?

Maratona de Porto Alegre, ali é realmente desafiar o limite

O que é mais difícil na corrida?

O começo, depois a gente vicia. Mas correr não é fácil, mas é algo que nos faz tão bem, que não queremos parar mais.

E o melhor da corrida?

É essa sensação do bem estar que ela proporciona. Aquela sensação de, posso ir muito além do que imagino.

Quais são objetivos pra este ano na corrida?

Correr os 10 km de corrida noturna de Campo Grande, fazer mais uma maratona, dessa vez em São Paulo, e uma meia no Rio. Correr, correr e correr.

Correr pra você é.... Nossa, para mim é saúde, vida, superação.

#capa #Matérias

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube