Enviar a matéria pelo WhatsApp

Celebrar com saúde: Unhas saudáveis no dia da festa


A gente se arruma, pensa na roupa, cabelo, sapato, pinta as unhas. Tudo para estar com boa aparência no dia da festa. Mas aí, bem no dia, a unha quebra, lasca ou começa a apresentar cores diferentes. Sabia que isso pode ser sinal de alguma deficiência nutricional? A Celebrar buscou orientações para você.

Veja o que disse a nutricionista Karina Al Assal:

Compostas principalmente por queratina, um tipo de proteína, as unhas saudáveis possuem coloração rosada e não apresentam manchas, estrias ou desfolhamento. Caso você esteja apresentando algum destes sinais, é preciso olhar com cuidado para a sua alimentação, já que algumas deficiências nutricionais podem ser responsáveis por estes sintomas. Listo algumas delas abaixo:

– Deficiência de proteínas, ácido fólico e vitamina C podem deixar as unhas fracas e com manchas brancas;

– Deficiência de vitamina A pode deixar as unhas mais secas e opacas;

– Deficiência de vitamina B pode gerar estrias verticais e unhas mais moles;

– Deficiência de vitamina B12 pode deixar as unhas com extremidades curvadas e escurecidas;

– A falta de ferro pode deixar as unhas mais côncavas;

– A falta de zinco pode gerar pontinhos brancos nas unhas;

– Ausência de bactérias boas no intestino pode ocasionar em uma queda no sistema imunológico, deixando-o debilitado e facilitando o crescimento de fungos nas unhas;

– Uma digestão ineficiente pode causar divisões no meio da unha.

Alguns aminoácidos, como a cisteína e a metionina, são fundamentais para o fortalecimento das unhas, podendo ser encontrados como suplementos isolados ou em fontes de proteína na nossa alimentação. Os precursores do colágeno também ganham importância em matéria de unha. Entre eles estão a vitamina C e o silício.

Os antioxidantes, como o resveratrol – presente na uva e nas frutas vermelhas –, também não podem ser deixados de lado. Bem como a quercetina, presente na casca da laranja. Ambos são importantes para a saúde das nossas unhas. E toda vez que pensamos em alimentação para as unhas, também podemos estendê-la para os cabelos e pele. Os mesmos nutrientes agirão nos três.

Mas nossas unhas não dizem tudo, elas apenas mostram que algo não vai bem. É preciso avaliar nosso organismo como um todo. Também não basta apenas repor a vitamina ou mineral que está faltando, mas sim checar como anda toda nossa alimentação, digestão e absorção de nutrientes. Muitas vezes o problema pode não estar na ingestão, mas sim na absorção das substâncias. Portanto, a melhor saída é sempre procurar um nutricionista para te orientar e prescrever o mais adequado para o seu caso.

#Matérias #capa

0 visualização

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube