Enviar a matéria pelo WhatsApp

Jantar em casa é motivo para Celebrar! Veja como deixar a mesa linda.


Receber alguém para jantar em casa também é motivo para Celebrar. O ambiente que você recebe seus convidados faz toda a diferença para ter bons momentos. Estar ao redor de uma mesa, vai além de comer e beber. É uma oportunidade para confraternizar, bater papo, trocar confidências, conhecer melhor os outros. Para que tudo saia perfeito, uma mesa bem posta, pode ajudar muito. Você sabe como arrumá-la?

Toalhas e guardanapos

  • Antes de escolher a toalha que irá cobrir a mesa, proteja-a com um resguardo: para além de proteger a mesa de travessas quentes e vinho entornado, vai manter a toalha lisa e fixa, ajudando ainda a disfarçar os barulhos causados pelo “tintilar” de pratos, talheres e copos.

  • Quando escolher a cor da toalha de mesa, tenha em consideração a temática do seu convívio ou a ocasião que se vai celebrar. O branco é um clássico que permitirá brincar com outros apontamentos de cor, seja os guardanapos, seja os copos; enquanto uma toalha verde, por exemplo, pode ser perfeita para um almoço de Verão entre amigos. Se vai utilizar louça com motivos especiais, escolha uma toalha lisa e vice-versa, se não, o resultado será uma mesa muito ruidosa!

  • Se quiser mesmo inovar, esqueça a toalha e decore a mesa apenas com jogo americano ou então com um “runner” ou “corre-mesa” que, atravessado de um lado ao outro, dá para duas pessoas.

  • Certifique-se que a toalha é adequada às dimensões da sua mesa, com 25 a 30 cm de tecido para cada lado. Uma toalha curta, que ainda por cima revela o seu resguardo de mesa, pode estragar a mais incrível das decorações! E uma toalha muito cumprida pode entalar pés e levar tudo ao chão num instante!

  • Existem mil e uma formas de apresentar os seus guardanapos – sejam de pano ou de papel (onde a variedade de cores e motivos é surpreendente!). Faça uma pesquisa na Internet e aprenda com os especialistas as dobras mais simples ou mais exuberantes, para surpreender os seus convidados!

Pratos e copos

  • Um serviço de louça branco é intemporal e pode ser conjugado com tudo e mais alguma coisa, cores incluídas! Os motivos coloridos podem incluir detalhes como os marcadores de lugar, os marcadores de copos, os guardanapos ou as suas argolas. Se preferir uma mesa mais elegante e minimalista, saiba que o ouro ou a prata refletem o branco, emprestando uma luminosidade excepcional à decoração da mesa. Por outro lado, um serviço estampado ou com padrões engraçados pode ser o mote de toda a decoração. Encontre o equilíbrio perfeito!

  • Os marcadores ajudam a manter a decoração e a classe de uma mesa posta entre os diferentes pratos, além de proteger a toalha contra nódoas indesejadas!

  • A ideia é que os convidados se sintam bem-vindos e não assustados com a quantidade de cutelaria que veem em cima da mesa, por isso, não coloque mais do que três talheres de cada lado do prato – no lado direito, de dentro para fora: faca para carne, faca para peixe, faca para aperitivos; no lado esquerdo, de dentro para fora: garfo para carne, garfo para peixe, garfo para aperitivos. Lembre-se que as facas devem estar sempre voltadas para o prato e não para as mãos dos convidados! Os talheres de sobremesa são colocados no topo do prato, voltados em direções opostas. Se tiver pouco espaço, pode sempre trazer os talheres da sobremesa adequando a mesma, ou seja, se tiver de escolher entre estes e um centro de mesa, escolha o centro de mesa!

  • Os copos são colocados do lado direito, acima das facas, na seguinte ordem: copo para água, para vinho tinto, para vinho branco e para champanhe. Para brindes excepcionais, misture copos de cristal com copos coloridos ou então copos de pé com copos baixos para uma mesa irreverente.

  • Aproveite ainda as peças “suplentes” do seu serviço para servirem de vaso para as flores do seu jardim ou para encher de fruta e fazer um belo centro de mesa

Flores

  • As flores trazem vida a tudo e são rainhas em qualquer mesa que se quer bem decorada! Independentemente do arranjo, o ideal é que combine com o restante do ambiente criado e tenha o cuidado de não escolher flores com fragrâncias muito fortes, irão interferir com os aromas do vinho e da comida.

  • Para assegurar a simetria visual da mesa, evite arranjos florais redondos para mesas retangulares e vice-versa; os arranjos florais quadrados e retangulares não são os ideias para mesas redondas.

  • Pode solicitar o arranjo de uma florista, levando de casa o vaso que pretende colocar no centro da mesa ou então comprar flores avulsas (mais econômico!) e fazer o seu próprio arranjo floral – não é tão difícil como possa parecer e grande parte da diversão está no experimentar!

  • Outra alternativa, adquira (ou faça você mesmo!) um pequeno pote de flores para cada convidado, com o seu nome escrito no vaso ou num cartão com um desenho alusivo à temática – um mimo que podem levar como lembrança no fim da noite!

  • Não tem espaço na mesa para colocar um arranjo floral? Espalhe pétalas pela mesa ou coloque uma rosa ou tulipa no lugar de cada convidado – o efeito é igualmente belo!

Fotos: Blog da Mariah

Com informações: Eu decoro

#capa #Matérias

96 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube